domingo, 28 de junho de 2009

REAPRENDER A RESPIRAR CORRETAMENTE REDUZ PRESSÃO E ANSIEDADE

Pare e respire fundo. Suspire de alívio.

Nessa breve pausa, deixando o ar entrar e sair completamente de seu corpo, você compensou, mesmo que apenas por alguns segundos, um hábito que a maioria das pessoas tem sem se dar conta: respirar mal.
"A respiração é feita em dois compartimentos do corpo: a caixa torácica e a cavidade abdominal. Ao utilizar apenas a parte peitoral, há menos ventilação do pulmão, com gasto energético maior", diz Lara Maris Nápolis, coordenadora do departamento de fisioterapia respiratória da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia).
Segundo Nápolis, pessoas com problemas respiratórios usam essa respiração mais superficial como um mecanismo de compensação à rigidez das musculaturas peitoral e costal e ao diafragma encurtado, que diminuem a mobilidade das costelas e a capacidade de ventilação do pulmão. Mas mesmo as pessoas saudáveis, nos dias de hoje, adotam um padrão respiratório deficiente.
Entre as causas disso, Nápolis aponta o fato de as pessoas ficarem por muito tempo sentadas em posições que comprimem o abdômen e o uso de roupas apertadas, que limitam o movimentação do diafragma.
Para José Roberto Leite, coordenador da unidade de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a respiração correta é como aquela feita por um bebê dormindo, quando percebemos claramente a barriga e o peito subindo e descendo de forma ritmada. Portanto, nascemos sabendo respirar.
"Durante o crescimento, começamos a perceber situações externas como ameaças, às quais o corpo se prepara para "lutar ou fugir", as respostas ao estresse. Uma delas é acelerar a respiração. Como estamos sendo submetidos constantemente às situações estressantes, o padrão respiratório errado acaba se tornando o habitual. Por isso é preciso reaprender a respirar", diz Leite.
A respiração correta permite uma maior troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) entre os alvéolos pulmonares e as veias e artérias. Com mais oxigênio, as células trabalham melhor, garantindo a boa atividade de todas as funções orgânicas.
Além dessa qualidade básica, a boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade e as respostas orgânicas ao estresse.

IARA BIDERMAN
colaboração para a Folha de S.Paulo




[ ... ]

sábado, 27 de junho de 2009

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: O RESGATE DA AUTO-ESTIMA

Dra. Elizabeth Vilhena


Psicólogos e nutricionistas que, atualmente pesquisam sobre distúrbios compulsivos e ansiedade, afirmam que o sucesso de um emagrecimento correto, saudável e duradouro depende de uma reeducação em seus hábitos diários e com isso o resgate de sua auto-estima.

É preciso começar por não sentir medo de comer, de sentir fome.

O sucesso de um emagrecimento saudável está justamente em você satisfazer sua fome, com pequenas e várias refeições durante o dia.

Assuma um compromisso com você mesma e não tenha intenção de perder peso imediatamente preocupando-se em subir na balança a cada dia e perder quilos.

Deixe as coisa fluírem normalmente, pois nosso metabolismo requer tempo para adaptações e iniciar o processo de queima de gorduras em função de uma mudança de hábito alimentar e atividade física.

Procure então não abrir exceções, para que isto se torne um hábito.

Não coma correndo, preste atenção ao colorido dos alimentos (vegetais), mastigue devagar curtindo esse novo hábito e observando o bem estar que isso lhe trás.

Com certeza você se sentirá bem disposto e mais ativo para suas tarefas de rotina.
No restaurante leia o cardápio devagar, escolhendo pratos menos gordurosos, sem molhos ou cremes e sem maionese, acompanhados por carnes brancas.

Evite comprar alimentos gordurosos (biscoitos, bolos, maioneses, cremes , sorvetes, chocolates, etc...) e tê-los em casa.
Ali
Coloque em sua geladeira muita fruta, elas têm um lindo colorido e são indispensáveis a nossa saúde.

Nos finais de semana visualize-se tranqüila, inclusive frente às refeições e não use o seu compromisso de mudança de hábito alimentar como desculpa de quem faz regime fica anti-social.

Veja esse seu novo "compromisso" como preço para a solução, pois o problema está em viver lamentando-se sentindo-se horrível e envergonhado por estar gordo e sem dúvidas pré disposto a uma série de dores e doenças.

Canalize sua ansiedade praticando atividade física.

Pedale, caminhe, faça hidroginástica, ginástica localizada, natação, enfim escolha uma atividade que lhe traga prazer.

Quando nos exercitamos nosso organismo libera um tranqüilizante natural, a endorfina, que ajuda a acalmar.

Sem contar que a prática, da atividade física é uma terapia muito gostosa!

(Do site "Saúde na Internet)"

Dra. Elizabeth Vilhena é nutricionista e psicóloga, especializada em nutrição clínica e esportiva e consultora do Jornal do Brasil, de O Globo e de academias no Rio de Janeiro.

[ ... ]

PACIÊNCIA, TEMPO DIVINO E ALEGRIA


Essa canalização fala de como devemos cuidar bem do corpo, para que tenhamos boa saúde espiritual também; de como interagir com os outros de maneira amorosa. Imperdível.

A Irmandade da Luz Através de Edna Frankel
Maio de 2006


Saudações, queridos, da Irmandade da Luz. Nós os saudamos novamente com as nossas energias e o nosso amor. Estamos com vocês, em um apoio eterno, enquanto vocês resistem aos altos e baixos de suas mudanças planetárias e genéticas. Sim, elas prosseguem continuamente. E assim nós também, com vocês!

Seus Corpos Decretam As Suas Necessidades

Por alguns anos, nós lhes aconselhamos quanto a como cuidar dos seus corpos nestes tempos de purificação. Agora que vocês estão no último quarto da mudança do milênio, a maior parte de vocês está percebendo que os seus sentidos estão se expandindo e estão vagueando para dentro e fora dos estados de fuga – perdendo momentos do tempo durante os quais a sua consciência estava verdadeiramente em outro lugar. Alguns estão começando a saborear os vários componentes no alimento, tais como as gorduras, os açúcares, e os aditivos químicos que vocês nunca costumavam reconhecer. Algumas pessoas necessitam nada além do que frutas e vegetais crus, enquanto outros precisam de um nível vigoroso de alimentação em sua dieta.

Deixem com que o seu corpo dite as suas necessidades, queridos. Comam quando estiverem com fome e parem quando estiverem satisfeitos. Durmam quando se sentirem sonolentos, e durmam até que despertem naturalmente. O exercício regular também ajuda a agitar pacotes de stress etéricos perdidos, a extenuação e a dor. Se não puderem adaptar isto ao seu horário, que tal cinco minutos em um pequeno trampolim para ativar o seu sistema linfático e alcançar um rápido efeito cardiovascular?

Comecem a considerar as necessidades do seu corpo como uma prioridade – com as energias ascendentes que estão chegando, muitas pessoas ficarão doentes. Os pais de sua geração baby-boomer estão agora com os seus oitenta e noventa anos, e muito deles farão a transição antes do final da mudança. Isto é como foi planejado, queridos, e é muito apropriado. Lembrem-se de que tudo é como deveria ser. Nós explicamos que a condição de seu corpo físico reflete a condição de sua aura – quanto mais vocês purificam a ambos, mais vocês se tornarão isto o que buscam.
Enquanto as energias se elevam em seu planeta, o seu corpo começará a se sentir mais pesado e mais pressurizado. Por que? Porque é mais denso do que as novas freqüências permitirão. Todas as formas de vida estão mudando, mas aquelas que estão conscientes têm a oportunidade de mudar mais do que já foi possível antes. Aqueles que estão inconscientes eventualmente sucumbirão mais as suas lições, do que as dominarão. Não há julgamento aqui, queridos, – apenas um desejo fervoroso de que todos vocês encontrem a felicidade em suas vidas. Assim, não fiquem desencorajados pelo estado das coisas. Continuem imaginando-se curados e equilibrados, fortes e saudáveis. Vejam o potencial mais elevado para todos aqueles em seu planeta, em todo lugar. Tenham em mente que todo o drama está aumentando. Escolham onde e quando focalizar e empregar a sua, pois ela em breve tornar-se-á mais preciosa do que o dinheiro.

Cuidando de Todas As Suas Camadas

Na maior parte das sociedades humanas, o autocontrole emocional não é ensinado. Ou melhor, não é bem ensinado. Novamente, nós usamos a sua linguagem para ilustrar o nosso ponto: “Os homens não choram”. Vocês sabem o que isto faz, energeticamente, aos menininhos? Isto freqüentemente fecha os seus chacras cardíacos, pois eles sentem que ninguém se importa com a sua dor. As menininhas precisam ser encorajadas a aprender matemática e ciência, e não lhes ser dito que elas não são tão inteligentes quanto os meninos. Bobagem! As diferenças principais entre homens e mulheres não são somente no tamanho e na força, mas as suas perspectivas também. As mulheres estão sintonizadas aos menores detalhes, enquanto os homens vêem a perspectiva mais ampla em volta deles. As mulheres vivem mais através dos seus corpos emocionais, enquanto os homens vivem mais em seus corpos mentais. Vocês estão compreendendo o por quê os cônjuges discutem, queridos? (Risos).

Nós lhes pedimos que busquem um tom mais meigo – tanto os homens quanto as mulheres. O abuso verbal secciona a aura, tão certamente quanto uma faca secciona a carne. Cada ofensa magoa, e eventualmente estas mágoas se transformam em escaras. Algumas pessoas passam por tantas sucessões de discussões que a discussão se torna o seu modo principal de comunicação. Eles usam a desculpa de ter perdido a sua calma. O que eles realmente perderam foi o comando de sua camada emocional. Nos reinos não físicos, queridos, este é um verdadeiro lapso no comportamento polido. No texto anterior nós explicamos as quatro camadas de sua composição energética: a essência física, a emocional, a mental e a espiritual. A fim de elevar a sua consciência e se tornar auto-realizado, todas estas camadas FEME (física, emocional, mental e espiritual), devem ser purificadas e equilibradas. Lembrem-se, as energias ascendentes estão forçando os seus corpos à desintoxicação – a liberar a densidade de 3D que não pode fazer a transição para um espaço vibracional mais elevado. As pessoas com chacras e meridianos bloqueados não clarificarão tanto quanto aquelas que se mantêm com exercícios, meditação, sono suficiente e dieta apropriada.

Enquanto as energias se formam em seu planeta, seus poderes de criação e de manifestação estão aumentando também. Tenham sempre em mente a Lei da Atração: O Universo entrega no que você se focaliza. Vocês se vêem sempre como cansados e doentes? O seu corpo favorecerá, e o universo favorecerá, também. Seja pela doença ou acidente, vocês se verão na cama – cansados e doentes. Quando falamos de autocontrole emocional, isto inclui o que vocês estão pensando em suas mentes, assim como o que vocês expressam em palavras. Aprender a controlar os seus pensamentos lhes permitirá a permanecer em uma estrutura melhor da mente. Quanto mais vocês se mantêm em um âmbito de freqüência alegre, mais esta estrutura melhor da mente se tornará um hábito.

Paciência, Tempo Divino e Alegria

Nós lhes pedimos que cultivem a alegria por muitas razões. Um grande efeito colateral da escala do tempo é que o que vocês escolherem manifestar está se realizando muito mais rapidamente agora. Com este aumento no compasso, vocês descobrirão como é importante estar no comando dos seus pensamentos e emoções! Lembrem-se de que uma vez que aprendam uma lição de vida, o Espírito prosseguirá através de vocês mais uma vez e sussurrará em seu ouvido: “Agora faça-o da perspectiva mais elevada que você conquistou”. A energia desta perspectiva mais elevada dissolverá os laços emocionais que se mantinham a esta lição quando vocês estavam na 3D. Esta é a graduação energética de cada lição.

Ao orar, comungar, ou conversar com o Espírito, é sábio pedir que as suas lições venham de uma maneira positiva. Por que não pedir isto – vocês estão em uma zona de livre arbítrio, certo? Muitos de vocês ainda se debatem com o tempo divino, que vocês não podem ainda ver. Vocês devem dar outro salto na fé, queridos. Continuem a transmitir o que vocês não podem ainda ver ou fazer – entreguem-no ao Espírito para que cuide e o traga para vocês. Mas vocês devem participar ativamente na criação do seu futuro e façam o que possa trazer a vocês o que desejam e solicitam. Se vocês ficarem à toa e nada fizerem, além de desejar e esperar, não muito acontecerá!

Se vocês se mostrarem a cada dia lavrando a sua construção futura, vocês serão bem sucedidos. Vocês serão apoiados pelo Espírito com oportunidades e resultados intensificados. E, por favor, não fiquem desanimados se as coisas não se moverem tão rapidamente quanto vocês gostariam. Algumas vezes o Espírito os manterá no lugar certo, de modo que sintam como se estivessem nadando em círculos. Nas operações do tempo divino, isto geralmente significa que algo está cozinhando para vocês e que não está completamente pronto. Sejam pacientes com vocês e com os outros. Este é também um excelente modo de ser prático no momento do Agora.

Bloqueios dos Chacras e Doenças

As ondas crescentes de energia que estão atingindo o seu planeta estão causando mudanças em seu corpo que vocês podem estar interpretando como doenças. Como explicamos em um artigo anterior: “A Confusão dentro da Ilusão: Parte 1”, o seu DNA está sendo estimulado pelas novas energias em uma nova forma, e todos os velhos padrões de doenças que vocês carregam desta vida e vidas anteriores estão vindo para serem clarificados. Por quê? Porque eles estão embutidos em seu DNA, e todos os níveis devem ser desobstruídos, a fim de que vocês se expandam para um ser energético multisensorial e multidimensional. No último quarto da mudança, de 2007 a 2012, muitos Trabalhadores da Luz mudarão ativamente adiante no tempo porque as energias ascendentes estão levando agora as suas essências físicas para que sejam desobstruídas da densidade da 3D. Desde que cada um de vocês clarifique em seu próprio tempo e modo, não fiquem preocupados quanto às datas. As energias que estão envolvendo o seu planeta se dissiparão eventualmente, e elas manterão disponível para vocês o seu potencial mais elevado, até que estejam prontos para expandir. Vocês compreendem isto? Esperamos que sim!

O padrão de doença mais comum que está surgindo neste momento envolve o par de chacras que compreende o segundo e o quinto chacras – o sacral e o laríngeo. Não somente o excesso de pressão interna obstrui um par de chacras, mas os bloqueios podem também impedir a desobstrução das áreas em torno do chacra afetado. Por exemplo, o bloqueio da garganta, seja etérico (emocional), ou físico (Como em uma chicotada), pode impedir toda a cabeça de clarificar em direção inferior. Algumas pessoas manifestam problemas envolvendo a sua mandíbula ou os dentes, enquanto algumas podem ter complicações da sinusite e outras podem terminar com uma dor grave nos ouvidos que parece não ter uma origem física. O bloqueio da garganta pode também se estender acima para o terceiro olho e o coronário ou se estender abaixo da área do pescoço para abaixo do coração. Quanto mais vocês honrarem uma prática de desobstrução diária, queridos, melhor vocês manterão uma qualidade superior de vida.

A fim de equilibrar os três chacras superiores com os três chacras inferiores, com o coração – o quarto chacra – como o seu novo sustentáculo, todos os seus chacras devem ser clarificados e em bom funcionamento. Para orientar o seu coração, vocês devem estar bem ancorados no primeiro chacra ou chacra raiz; terem relacionamentos sólidos, amorosos em sua vida e um bom nível de energia física no segundo chacra ou chacra sacral; e serem capazes de interagir confortavelmente com outros em sua sociedade, através do seu terceiro chacra ou plexo solar. Apenas ao examinarem a sua vida agora, vocês podem dizer quais destas áreas do seu corpo e de sua vida precisam ainda funcionar. E aqui está o maior trabalho, queridos... nós também os amamos para lhes dar lição de casa! (Risos)

Invertam o Domínio dos Seus Chacras Amorosos

As energias ascendentes estão requerendo uma plena desintoxicação dos seus corpos Físico, Emocional, Mental e Espiritual. Enquanto este processo ocorre, vocês farão a transição de uma vida abaixo da cintura, vivendo através dos seus três chacras inferiores, na 3D – para viver através de todos os sete chacras físicos, mediados pelo seu chacra cardíaco, de modo que tudo o que vocês sentirem e fizerem é de uma natureza amorosa. A fim de ser graciosamente bem sucedido, o que mais vocês precisam fazer? Invertam o domínio de cada par de chacra!

Suas vidas no velho paradigma da 3D baseado no medo, eram regidas pelos seus três chacras inferiores. Isto significa que o raiz – sobrevivência – estava encarregado do sétimo chacra ou chacra coronário, que conduz a conexão divina, a mente superior, os pensamentos e a fé. Sim, vocês acreditavam como a tribo impunha, ou a sua sobrevivência estava em risco! O seu chacra sacral – a família – dominava a sua expressão genuína da garganta. Aqui, as lições no amor condicional afluíam, desde que os relacionamentos íntimos freqüentemente requeriam que a verdade não precisava ser expressa, mas escondida – especialmente pelas mulheres – porque caso contrário o amor seria introvertido. Seu plexo solar, o terceiro chacra ou tribal, governava o seu coração. Novamente, “vivam pela tribo ou morram pela tribo” aplicou-se aqui, e assim o medo dominou o seu sistema de três chacras por muitas, muitas existências.

O seu par de chacras mais afastados, o raiz e o coronário, devem se tornar a coroa e a raiz. A fé e a expressão desta fé não deveriam ser restringidas pelo medo da sobrevivência. O sacro e a garganta devem se ligar, de modo que a garganta esteja no comando do sacral. A verdade e a expressão honesta não deveriam ser limitadas pelos seus relacionamentos íntimos e familiares. O par de chacras mais íntimos, o plexo solar e o cardíaco, devem inverter o domínio, de modo que o coração esteja encarregado de sua vida exterior e sirva de mediador para o seu comportamento social. O modo mais fácil de realizar isto é estar consciente dos padrões e reconhecê-los quando eles surgirem. Ao mudar conscientemente o seu próprio comportamento mudará a energia daqueles a sua volta também.
Mensagem completa em : http://www.luzdegaia.org/idaluz/edna/paciencia.htm

[ ... ]

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A MEDICINA AYURVEDICA OU AYURVEDA

Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita ( escola de clínica médica) , Susruta Samhita ( escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam ( coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvedica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.
A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano.


Dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.
O dosha Vata, espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretória e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.
O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso ( úmido), atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e duodeno ( intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água ( calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese ( suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças que podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, ulcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.
O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso ( úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças que podem estar relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.
Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia ( diagnóstico do desequilíbrio), neste site encontramos o questionário dos doshas que aponta esta desarmonia através de um interrogatório com 27 questões para cada dosha. Você deve responder as questões de acordo com os seus sintomas atuais, pensando em como você está se sentindo nos últimos dias. Após isto é interessante ler sobre os doshas ( botão princípios básicos) e a dieta dos doshas ( botão alimentação ).
O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
O Susruta Samhita coloca as 8 principais especialidades do Ayurveda que são estudadas nas faculdades de Medicina Ayurvedica:
1- Cirurgia geral ( salya)
2- Doenças da cabeça e pescoço, inclui oftalmologia e otorrinolaringologia ( salakya)
3- Medicina interna ou clinica médica ( kayacikitsa)
4- Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais ( bhutavidya)
5- Ginecologia, obstetrícia e pediatria ( kaumarabhrtya )
6- Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos ( agadatantra)
7- Terapia de rejuvenescimento ( rasayana tantra)
8- Terapia dos afrodisíacos ( vajikaranatantra )
( Susruta Samhita, tradução de Sharma, 2004: vol I, p 7 a 11)
Terminamos este pequeno artigo introdutório sobre o Ayurveda com as palavras do sábio Vagbhata no seu trabalho denominado Astanga Hrdayam, ou o coração dos 8 ramos da Medicina Ayurvedica, que é um resumo em 120 capítulos de todo conhecimento, acumulado no subcontinente indiano, até o século VII da nossa era:
“Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam ( o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado ( demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais ( agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças” ( Vagbhata, Astanga Hrdayam, tradução de Murthy, 2007: vol I, p 52).
Namaste
(Site "Ayurveda, Cíência da Saúde e Longevidade")

[ ... ]

A MEDICINA AYURVÉDICA E OS DOSHAS


Existe muito a ser dito a respeito de cada um dos doshas, mas suas funções básicas podem ser definidas ampla e simplesmente: o dosha Vata é o princípio dominante no corpo que controla o movimento; o dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão; e o dosha Kapha é responsável pela estrutura física e o equilíbrio dos fluidos.

Cada célula do corpo precisa conter esses três princípios a fim de sustentar a vida. Você precisa ter Vata para o movimento, para respirar, para que o sangue circule, para que os alimentos se desloquem através do aparelho digestivo, e para enviar impulsos nervosos ao cérebro e a partir dele. Precisa ter Pitta a fim de assimilar e processar os alimentos, o ar e a água através dos diversos sistemas do corpo. Tem necessidade de Kapha, ou estrutura, para manter as células juntas e formar os músculos, a gordura, os ossos e o tecido conjuntivo.
Embora a natureza precise dos três princípios para criar e sustentar a vida humana, cada um de nós encerra diferentes proporções dos doshas em nossa constituição básica. Quando digo, por exemplo, que uma pessoa é do "tipo Vata", estou querendo dizer que certas características Vata são dominantes na estrutura dessa pessoa. Os indivíduos do tipo Pitta ou do tipo Kapha terão suas características predominantes particulares.
Ao identificar e compreender seu tipo de corpo, você pode colocar sua alimentação, sua rotina diária e até mesmo seu comportamento casual em perfeita harmonia com sua fisiologia como um todo - e você começa a ter acesso a suas reservas internas de energia. Vamos examinar mais de perto as características dos três tipos de corpo.

VATA
Vata é o princípio governante do corpo. A influência de Vata em um ser humano individual pode ser comparada à ação do vento na natureza. Como o vento, Vata está sempre em movimento e tende a ser rápido, frio, seco, áspero e leve. As pessoas que são tipos Vata também são dominadas por essas qualidades.

Características do tipo Vata:
• Constituição física leve e magra
• Executa rapidamente as atividades
• Fome e digestão irregulares
• Sono leve e interrompido; tendência para a insônia
• Entusiasmo, vivacidade, imaginação
• Excitabilidade, disposição de ânimo variável
• Capta rapidamente novas informações mas também esquece rápido
• Tendência a se preocupar
• Tendência a ter prisão de ventre
• Fica cansado rapidamente, tendência a se esforçar demais
• A energia física e mental se manifesta aos arrancos

É extremamente Vata:
• Sentir fome a qualquer hora do dia ou da noite
• Amar a agitação e as constantes mudanças
• Ir dormir em horas diferentes a cada noite, pular refeições e ter hábitos irregulares de um modo geral
• Digerir bem a comida num dia e mal no outro
• Ter crises emocionais de curta duração e que são logo esquecidas
• Andar depressa

A característica do tipo Vata é a "mutabilidade". As pessoas de Vata são imprevisíveis e muito menos estereotipadas do que as do tipo Pitta ou Kapha. Sua variabilidade - de tamanho, forma, disposição de ânimo e ação - é a característica que o distingue. No caso da pessoa do tipo Vata, a energia física e mental se manifesta aos arrancos. Os indivíduos desse tipo tendem a andar depressa, ter fome a qualquer hora, amar a excitação e a mudança, ir dormir a uma hora diferente a cada noite, pular refeições e digerir bem a comida em um dia e mal no dia seguinte.

PITTA
O dosha Pitta governa a digestão e o metabolismo. Pitta é responsável por todas as transformações bioquímicas que ocorrem no corpo, e está estreitamente envolvido com a produção de hormônios e enzima. O Pitta no corpo é comparado ao princípio do fogo na natureza - ele queima, transforma e digere. Pitta é quente, aguçado e ácido, e as pessoas do tipo Pitta geralmente exibem essas qualidades.

Características do tipo Pitta:
• Constituição física média
• Força e resistência médias
• Fome e sede intensas, digestão forte
• Tendência a ficar zangado e irritado quando estressado
• Pele clara ou rosada, amiúde sardenta
• Aversão ao sol e ao calor
• Caráter empreendedor, aprecia os desafios
• Intelecto aguçado
• Fala precisa e articulada
• Não consegue pular refeições
• Cabelo louro, castanho ou ruivo (ou com nuanças avermelhadas)

É extremamente Pitta:
• Ficar faminto se o jantar atrasar meia hora
• Viver em função do relógio e detestar desperdiçar o tempo
• Acordar à noite sentindo calor e sede
• Assumir o comando de uma situação ou sentir que deveria fazê-lo
• Aprender através da experiência que as outras pessoas às vezes o acham por demais exigente, sarcástico ou crítico
• Ter um andar determinado

A intensidade é a principal característica do tipo Pitta. Cabelo ruivo e uma face rosada indicam uma predominância de Pitta, bem como a ambição, a inteligência aguçada, a franqueza, a ousadia e a tendência a ser argumentador ou ciumento. Mas o lado combativo de Pitta não precisa se expressar de uma forma extravagante ou grosseira. Quando equilibradas, as pessoas Pitta são calorosas, carinhosas e satisfeitas. É extremamente Pitta ter um andar determinado, sentir-se extremamente faminto se a refeição atrasar meia hora, acordar à noite sentindo sede, viver em função do relógio e se ressentir de desperdiçar o tempo.

KAPHA
O dosha Kapha é responsável pela estrutura do corpo. O Ayurveda diz que Kapha está relacionado com os princípios da terra e da água na natureza. O dosha Kapha é tipicamente pesado, estável, firme, frio, oleoso, lento, inerte e macio, e as pessoas do tipo Kapha se caracterizam por essas qualidades materiais.

Características do tipo Kapha:
• Constituição física sólida e poderosa; grande força e resistência físicas
• Energia uniforme; movimentos lentos e graciosos
• Personalidade tranquila e relaxada; custa a ficar zangado
• Pele fria, suave, espessa, pálida e frequentemente oleosa
• Custa a captar novas informações, mas depois que as assimila costuma retê-las bem
• Sono pesado e prolongado
• Tendência para a obesidade
• Digestão lenta, fome moderada
• Afetuoso, tolerante, magnânimo
• Propensão para ser possessivo, satisfeito consigo mesmo

É extremamente Kapha:
• Ficar ruminando as coisas durante um longo tempo antes de tomar uma decisão
• Levantar devagar, ficar na cama um longo tempo e precisar tomar um café logo que acorda
• Ser feliz com o status quo e preservá-lo apaziguando os outros
• Respeitar os sentimentos das outras pessoas (com relação às quais sente uma genuína empatia)
• Buscar conforto emocional na comida
• Ter movimentos graciosos, olhos lânguidos e um andar deslizante, mesmo quando gordo

A característica básica do tipo Kapha é "relaxado". O dosha Kapha gera estabilidade e regularidade. Ele fornece a força e a resistência física que definem a estrutura robusta das pessoas típicas do tipo Kapha. Elas são consideradas afortunadas no Ayurveda porque, por via de regra, gozam de excelente saúde e expressam uma visão do mundo serena, feliz e tranquila. É extremamente Kapha ruminar as coisas durante um longo tempo antes de tomar uma decisão, dormir profundamente e levantar devagar, buscar conforto emocional na comida, mostrar-se feliz com o status quo e tranquilizar os outros para preservá-lo.

DESCOBRINDO SEU TIPO DE CORPO
Até aqui nossa intenção foi introduzir os doshas e mostrar como podemos distingui-los uns dos outros. Mas é importante compreender que a maioria das pessoas são "bi-dóshicas". A constituição delas é estruturada em torno de uma combinação de dois tipos de corpo, e, em alguns casos, dos três.
O efeito prático dessas idéias se tornará mais claro quando você completar o seguinte questionário, que se destina a ajudá-lo a determinar suas influências particulares dos doshas. Antes de continuar a leitura, sugiro que você reserve trinta minutos para responder às seguintes perguntas e avaliar suas respostas.

QUESTIONÁRIO AYURVÉDICO DO TIPO DE CORPO
O teste que se segue está dividido cm três seções. No caso das primeiras 20 declarações, que se aplicam ao dosha Vata, leia cada afirmação e atribua a ela o valor 0, 3 ou 6 (o que mais se aplicara você).
0 = Não se aplica a mim
3 = Aplica-se um pouco a mim (ou parte do tempo)
6 = Aplica-se muito a mim (ou quase o tempo todo)

No final da seção, anote sua contagem Vata. Por exemplo, se você marcar 6 na primeira afirmação, 3 na segunda e 2 na terceira, seu total até esse ponto seria 6 + 3 + 2 = 11. Totalize a seção inteira dessa maneira, e você chegará à sua contagem Vata final. Vá então adiante para as declarações Pilta e Kapha.
Ao terminar, terá três contagens diferentes. Ao compará-las, você irá determinar seu tipo de corpo.
No caso dos traços relativamente objetivos, sua escolha geralmente será óbvia. No caso do comportamento e das características mentais, que são mais subjetivos, você deve responder de acordo com a maneira como sentiu e agiu na maior parte da sua vida, ou, pelo menos, nos últimos anos.

1ª SEÇÃO: VATA



2ª SEÇÃO: PITTA



3ª SEÇÃO: KAPHA



CONTAGEM FINAL
VATA:
PITTA:
KAPHA:

COMO DETERMINAR SEU TIPO DE CORPO


Agora que você somou suas contagens, pode determinar seu tipo de corpo. Embora só existam três dosha, lembre-se de que o Ayurveda os combina de dez maneiras diferentes para chegar a dez tipos de corpo distintos.

Se uma das contagens for muito superior às outras, você é provavelmente um tipo único de dosha.

Tipos Únicos de Dosha:
Vata
Pitta
Kapha
Você é definitivamente um único tipo de dosha se sua contagem mais elevada for duas vezes maior do que a segunda (por exemplo, Vata – 90, Pitta – 45, Kapha - 35). Nos tipos únicos de dosha, as características de Vata, Pitta ou Kapha são extremamente evidentes. Seu segundo dosha mais intenso poderá ainda se manifestar em suas tendências naturais, porém será muito menos nítido.

Se não existe um dosha dominante, você é um tipo de dois doshas.

Tipos de Dois Doshas:
Vata-Pitta ou Pitta-Vata
Pitta-Kapha ou Kapha-Pitta
Vata-Kapha ou Kapha-Vata

Se você é um tipo de dois doshas, os traços dos seus dois principais doshas serão predominantes. O mais elevado se manifesta primeiro no seu tipo de corpo, mas ambos são levados em conta.
Quase todas as pessoas são tipos de dois doshas. Um tipo assim poderá ter a seguinte contagem final: Vata - 80, Pitta - 90, Kapha - 20. Se essa fosse sua contagem, você se consideraria um tipo Pitta-Vata

Se suas três contagens forem praticamente iguais, você pode ser um tipo de três doshas.

Tipo de Três Doshas
Vata-Pitta-Kapha

Não obstante, este tipo é considerado o mais raro de todos. Verifique novamente todas suas respostas ou peça a um amigo que acompanhe suas respostas com você. Além disso, você pode reler as descrições de Vata, Pitta e Kapha nas para ver se um ou dois doshas se mostram mais proeminentes na sua estrutura.
(Site: Anahata Yoga)
[ ... ]

INTESTINO PRESO REVELA UMA RECUSA EM LARGAR VELHAS IDÉIAS

Por: Conceição Trucom


Pode revelar também uma prisão no passado e, às vezes, avareza. Como Funciona Esta Fisiologia? A digestão humana completa requer cerca de 30 horas. Após deixar o estômago, o alimento penetra no duodeno (primeira parte do intestino delgado) e se move lentamente, até passar pelo jejuno e íleo (partes intermediária e distal do intestino delgado respectivamente), e alcançar o cólon (parte do intestino grosso), cerca de 24 horas após a ingestão.

No intestino delgado os “agentes químicos” transformam os alimentos em unidades elementares aproveitáveis (construtoras ou nutridoras) do organismo.

Este caminho digestivo do ser humano mede cerca de 10 metros, com cada porção desempenhando um papel específico, na complexa tarefa de assimilação dos alimentos ingeridos. Este trajeto é relativamente longo para um mamífero, característica, aliás, própria dos herbívoros. Isso significa que uma alimentação baseada em vegetais é a mais adequada aos intestinos do homem.

Entretanto, se o alimento ingerido contém substâncias construtoras e nutritivas ou não, a mobilização energética para realizar todo o trabalho digestivo poderá ser assim:

a) Gastando pouca energia para muita nutrição e fácil excreção ou,
b) Gastando muita energia para pouca nutrição e dificuldade de excreção.

No caso “a” o saldo energético será positivo. Elevadas vitalidade e produtividade, ou seja, saúde.
No caso “b” irá faltar energia construtiva e nutritiva. Acontecerá a intoxicação, baixa produtividade e na continuidade, a doença.

A progressão através dos intestinos é comandada por contrações musculares que recebem o nome de “movimentos peristálticos”, e estão sob o controle do sistema nervoso vegetativo. Freqüentemente ocorre uma deficiência nessa complexa ação mecânica e a massa alimentar permanece mais tempo do que deveria em cada trecho, transtornando todo o “trânsito” digestivo.

Esse fenômeno ocorre entre os que praticam os maus hábitos citados acima, dando peso maior aos de vida sedentária e que alimentam-se mal. O cólon fica “preguiçoso”, dilata-se e mostra-se incapaz de cumprir bem as suas obrigações.

A prisão de ventre favorece a putrefação intestinal, com inevitável formação de gases. O longo tempo de permanência dos dejetos (toxinas e venenos) nos intestinos provoca a reabsorção dos mesmos pelas suas paredes, ocasionando uma intoxicação mais grave, podendo chegar a diferentes níveis de doença e até à morte.

Um intestino preso pode provocar as seguintes perturbações:
Infecções das vias urinárias, infecções renais, infecções intestinais, problemas glandulares (tireóide, mamas, ovários, etc.), dificuldades circulatórias, digestivas, cutâneas, nervosas e finalmente mentais.

Segundo o professor Arnold Ehret, criador de uma dieta baseada na ingestão de frutas, a doença é entre outras coisas uma tentativa desesperada para livrar-se dos seus lixos tóxicos.

Ele realizou pesquisas fantásticas sobre o uso do jejum regular e percebeu surpreso que as pessoas que permaneciam 20 dias sem ingerir qualquer alimento ainda expeliam fezes. Ele afirma que “o indivíduo de porte médio tem ao redor de 4-5 quilos de fezes sem eliminar, que envenenam continuamente sua circulação sangüínea, portanto, todo o organismo”.

O propósito de uma vida construtora de saúde é nutrir e limpar organismo. E é nos intestinos que tal fenômeno acontece de forma intensa. No intestino delgado decide-se o que irá para a corrente sangüínea como nutrição e o que não passa pelo crivo deste sistema de seleção irá seguir seu caminho para o intestino grosso e posterior excreção na forma de fezes.

Na verdade, o intestino delgado é considerado pela medicina chinesa como um cérebro, uma central de inteligência, onde decide-se o que irá perpetuar a vida e o que irá ser eliminado. Este é o motivo pelo qual a medicina chinesa valoriza tanto o pleno funcionamento deste sistema.

Os mesmos maus hábitos que intoxicam o fígado também causam dificuldades aos intestinos.

Metafisicamente falando, um intestino preso revela uma recusa em largar velhas idéias, crenças ou emoções. Prisão ao passado. Pode revelar um medo de abandonar o conhecido em prol do desconhecido. Este apego é até natural pois o novo costuma ser assustador, entretanto ele não pode paralisar um processo que é natural: crescer.
E para crescer, como no caso da lagosta, precisamos abandonar as velhas cascas, por mais seguras que sejam, para permitir uma versão mais crescida do Ser.

Cuidados de bom senso:
1) Praticar uma dieta rica (50% mínimo) em alimentos crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes, logicamente isentos de agrotóxicos.
2) Praticar em jejum e intervalos das refeições principais os sucos da desintoxicantes.
3) Fazer uso de chás desintoxicantes. Consumir diariamente cerca de 6-8 copos de líquidos entre sucos, chá e água.
4) Massagear carinhosamente o abdome e as palmas das mãos e solas dos pés com uma bolinha conforme figura ao lado, para estimular todo o sistema hepático, digestório e excretor.
5) Praticar caminhadas matinais diárias para estimular os movimentos peristálticos e,
6) Dar-se tempo para ir ao banheiro com calma todas as manhãs ao levantar-se.

[ ... ]

O NOVO INIMIGO DO CORAÇÃO PODE SER O AMINOÁCIDO HOMOCISTEÍNA

por Antônio Marinho
da Agência Globo

É bom que se esqueça tudo o que já foi dito a respeito de teorias sobre o colesterol como fator de risco para o infarto. É que, segundo o médico americano Kilmer McCully, da Universidade de Harvard e do Massachusetts General Hospital, o maior perigo para as artérias do coração é o aminoácido homocisteína, produzido normalmente no nosso organismo.

O controle dos níveis desta substância é a chave para evitar o entupimento das artérias por placas de gordura. E a prevenção é simples: basta fazer uma dieta em alimentos ricos em vitaminas do grupo B, como peixe, banana, feijão, couve, ervilha, fígado, frutas cítricas e laticínios.

McCully está lançando no Brasil o livro O fator homocisteína (Editora Objetiva), no qual apresenta os mitos e as verdades a respeito do colesterol, além de ensinar como diminuir o risco da doença cardíaca.

Segundo o pesquisador, a deficiência de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 leva à doença cardíaca porque aumenta o nível de homocisteína no sangue. E a dieta da maioria das pessoas é pobre nesses nutrientes. “Essas vitaminas do complexo B estão faltando em nossas dietas porque o processo e a refinação dos alimentos as destroem”, diz o cientista.

Ele acrescenta que além de dieta deficiente em vitamina B, herança genética, determinados medicamentos para tratar câncer, envelhecimento, mudanças hormonais (como menopausa), hábito de fumar, vida sedentária, diabetes e hipertensão aumentam os níveis de homocisteína.

“A elevação do colesterol é um sintoma, não a causa mais importante de doença cardíaca. Reduzir apenas o colesterol do sangue por meio de medicamentos não impedirá o endurecimento das artérias se o nível de homocisteína for alto. O colesterol e as gorduras se depositam em artérias já comprometidas pela homocisteína”, alerta McCully.

TEORIA – O médico diz que o risco de doença cardíaca tem sido associado a um elevado nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim, e a uma redução da lipoproteína de alta densidade (HDL), o bom colesterol. Mas afirma que os cientistas nunca conseguiram explicar esta teoria.

“A homocisteína é transportada pelo LDL. Portanto, é uma boa idéia baixar esta fração de colesterol, mas somente porque ela é o veículo do aminoácido. Porém, isto é muito difícil de se conseguir por meio de dieta, porque a maior parte do LDL é produzida no nosso próprio corpo”, afirma McCully.

De acordo com o médico americano, mesmo quem já sofre do coração pode se beneficiar de uma dieta rica em vitaminas do grupo, principalmente ácido fólico, B6 e B12, para baixar o nível de homocisteína. E se a pessoa consumir diariamente uma boa quantidade de legumes, verduras e frutas não precisará de suplementos vitamínicos. Mas não adianta comer frituras e ingerir os suplementos.

Um dos maiores obstáculos à redução da homocisteína é o hábito de fumar. O monóxido de carbono da fumaça do cigarro combina-se com uma forma de vitamina B6 (piridoxamina) presente no organismo e a torna inativa.

Também o excesso de álcool é prejudicial ao controle da homocisteína. As pessoas que abusam de bebidas destiladas, como uísque, conhaque, gim e rum, tendem a apresentar deficiência de ácido fólico, tiamina e outras vitaminas. O abuso de cerveja também interfere na absorção do ácido fólico.

As bebidas que contêm cafeína devem ser consumidas com moderação, isto é, uma ou duas xícaras por dia. O médico lembra, ainda, que o nível do aminoácido pode aumentar em pessoas com problemas na glândula tireóide e que os médicos devem examinar com atenção essa hipótese.

[ ... ]

MÚSICA REDUZ USO DE REMÉDIOS PARA DOR

JULLIANE SILVEIRA da Folha de S.Paulo

Dados preliminares de um estudo sobre uso de música na recuperação de cardíacos que será publicado nos "Arquivos Brasileiros de Cardiologia" também são promissores. A musicoterapeuta Cláudia Regina de Oliveira Zanini, professora da Universidade Federal de Goiás, avaliou o uso da técnica em pacientes hipertensos para sua tese de doutorado.

Zanini observou 46 pacientes da liga de hipertensão da universidade durante três meses. Metade deles participou de sessões de audição musical, composição e improvisação vocal, além de exercícios de respiração e relaxamento voltados para a música durante 30 minutos por semana. Ao final do período, a pressão arterial desse grupo havia caído de 150 mmHg por 90 mmHg para 133 mmHg por 80 mmHg. Já o grupo controle não apresentou redução significativa.
"O tratamento da hipertensão é de longo prazo, e muitos pacientes não aderem a ele. Entre os que têm pressão alta, somente 50% sabem disso e só 10% têm sucesso porque seguem o tratamento. Eu proponho a musicoterapia como um tratamento não medicamentoso, que seja um coadjuvante", afirma Zanini.

Para a cardiologista pediátrica Thamine Hatem, do Real Hospital Português de Beneficência, em Recife, o uso da música ajuda na recuperação mais rápida dos pacientes, pois as reações provocadas no organismo pela música podem diminuir o uso de sedativos e remédios para a dor.

"Quanto menor o uso de analgésicos e de sedativos, melhor. Quanto menos tempo a criança passa na UTI, menor é o risco de infecção", diz.

Hatem publicou, em 2006, uma pesquisa que avaliou como reagiram 84 crianças de até 14 anos nas primeiras 24 horas após uma cirurgia cardíaca, depois de uma sessão de música erudita. "Dava para ver que, se a criança estava angustiada e chorosa, acalmava-se ao colocar o fone de ouvido; muitas crianças dormiam durante o processo."

As crianças ouviram "A Primavera", de Vivaldi, por meia hora e tiveram melhora no ritmo de batimentos cardíacos, na frequência respiratória e na sensação de dor. "Uma frequência cardíaca muito alta aumenta a pressão e o risco de sangramento. Já a frequência respiratória elevada significa desconforto ou problema pulmonar -se é controlada, mostra que era causada mais por um desconforto", explica.

A aposentada Eunice da Silva Ferreira, 52, também sentiu os benefícios do uso da música após a cirurgia para colocar duas pontes mamárias no INC (Instituto Nacional de Cardiologia), no Rio de Janeiro.

Foram instaladas caixas de som ao lado dos leitos, que transmitem música erudita, sons da natureza e canções próprias para relaxamento durante todo o dia, das 8h às 22h.

"O ambiente hospitalar é frio, há pessoas sedadas. Eu tenho uma doença sem cura, e a música me ajudava a me desligar um pouco da realidade. O uso da música deu tão certo que nós pedíamos aos funcionários que colocassem sempre", diz Eunice, que acompanhou a implantação das caixas de som na UTI do instituto.

De acordo com o INC, um ano após a instalação de caixas de som na UTI, houve uma redução de 40% no consumo de tranquilizantes e sedativos.

Os pacientes podem até pedir aos funcionários que desliguem o som, mas, dizem os médicos, ninguém nunca o fez.

"A UTI tem muito barulho, luz acessa, aparelhos. O paciente está ansioso com o que vai acontecer e isso gera um estresse grande. As diretrizes [orientações das sociedades médicas] indicam ansiolíticos aos pacientes; muitos não conseguem dormir à noite, a ansiedade aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial", diz o cardiologista Marco Antonio de Mattos, diretor do INC.

Escolhas musicais

Na maioria dos estudos, as músicas utilizadas têm ritmos constantes, harmonias consonantes e são mais calmas, características que ajudam o paciente a relaxar.

"Não é qualquer música clássica que produz relaxamento. É preciso pensar em músicas mais calmas, com menor número de batimentos por minutos e que sejam bem harmônicas e agradáveis", aconselha o neurocientista Felipe Viegas Rodrigues, pesquisador do Laboratório de Neurociência e Comportamento da USP.

No entanto, fatores culturais e o gosto pessoal também devem ser levados em consideração na hora de utilizar a música como componente na recuperação do paciente.

"É preciso curtir a música, usufruir dela e de seus efeitos benéficos", sugere o neurologista Mauro Muszkat, coordenador do In Music, grupo multidisciplinar da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que estuda a ação da música no organismo.

Não é possível, no entanto, determinar por quanto tempo o paciente deve ouvir música e quais seriam os tipos mais indicados. Muszkat resume: "Não dá para dizer o tempo adequado para cada indivíduo. De maneira didática, ouvir mais músicas, com graus diferentes de complexidade, um repertório variado, facilita ao organismo processar esses sons de formas mais variadas e mais amplas, inclusive com benefícios no sistema cardiovascular."

(Folha On Line)

[ ... ]

domingo, 21 de junho de 2009

A NOVA ALIMENTAÇÃO

O Novo Milênio trás consigo toda uma percepção da necessidade de mudar hábitos e comportamentos que estamos cansados de saber não nos são favoráveis ou positivos.
Os primeiros anos do milênio contêm todo um apelo por disciplina, estruturação, determinação e controles. É o chamado pela maturidade. Contém a energia da coragem de encarar as propostas de novas estruturas saudáveis.

Assim, nesses primeiros anos serão construídas as bases saudáveis para todo este milênio que recém inicia-se. É chegada a hora de aplicarmos na prática, toda a sabedoria que tem estado disponível para todos desde os últimos 20-30 anos.
Por Alimentação no 3º Milênio vamos entender uma forma visionária de nutrir conscientemente nosso corpo, mente e alma. Reconstruir o que pensamos e somos, através de uma abordagem holística de alimentação.
Neste início de século, após muita informação, serão valorizados os alimentos pelo seu potencial nutricional e não pela quantidade ou variedade.
Pela primeira vez serão reconhecidos, valorizados e conscientemente praticados "Os Cinco Alimentos", que são:

A Nutrição - Alimentar-se é um prazer. Mas que tal juntar o prazer com a qualidade? Neste novo milênio iremos atrás de propostas de alimentação saudável como a Desintoxicante a Vegetariana. Chega de sabotagens, nosso ser necessita de um corpo físico saudável para realizar conquistas de paz, equilíbrio e serenidade.

A Hidratação - 100% responsável pelo transporte dos nutrientes a todas as nossas células, e pela excreção de todos os dejetos e toxinas do corpo humano. Um corpo desidratado não terá lucidez nem resposta metabólica adequada. Será um corpo mal nutrido e intoxicado. Quando sentimos sede já estamos desidratados. A proposta é desenvolver o hábito de ingerir líquidos antes de sentir sede.

A Respiração - Primordial para nossa existência física, é o principal alimento de manutenção e conquista do equilíbrio emocional. Quando estressados, ansiosos ou pré ocupados respiramos muito mal, tal o medo de encararmos os desafios da vida. Quando deprimidos ou melancólicos expiramos menos do que deveríamos, ocasionando um sangue ácido. Pessoas em paz e calmas respiram com qualidade e vivem com mais lucidez. Precisamos aprender a reeducar nossa respiração.

A Atividade Física - Expande pulmões. Acelera eliminação de toxinas e gordura corporal. Melhora o humor e a disposição. Aumenta e acelera a reposição das mitocôndrias, organelas responsáveis pela nossa geração de energia e vitalidade. Envelhecemos porque somos sedentários.

A Meditação / Relaxamento - Dizem que Orar é falar com Deus, mas Meditar é ouvir Deus, é ouvir nosso Eu interno, nosso Eu Superior. Para expandirmos e crescermos é fundamental o auto conhecimento, saber o que querer, o que pedir e principalmente não ser um prisioneiro dos condicionamentos sociais. A meditação é uma qualidade do estar presente. Chega de estar ruminando o passado, e se pré ocupar com o futuro. Somente esta presença irá determinar o seu futuro. Meditar nos coloca diretamente em sintonia com o pulsar da Terra.

Usando a técnica da Radiestesia, Conceição Trucom fez um levantamento do como está a média da população brasileira em aspectos ligados à sua qualidade de vida, e quais são as perspectivas de transformação e crescimento até o final da década, 2010.
Embora os resultados estejam apresentados na forma de números (numa escala de 0 a 100), o importante é analisá-los como uma informação de cunho totalmente consciencial.
Na jornada para o crescimento, nós ocidentais, necessitamos saber em que ponto estamos, para dimensionar o caminho que temos até a chegada.
Assim, os valores médios atuais expostos na tabela abaixo são uma referência de ponto inicial, e o 100 deverá ser considerado como a meta planetária. Os valores intermediários são as etapas no caminho da transformação.


Embora as avaliações médias da qualidade de vida dos brasileiros sejam baixas, são superiores às médias do planeta. Na verdade o Brasil e nós brasileiros somos um povo privilegiado. Vejo com satisfação que as perspectivas são bastante interessantes, otimistas. Se acreditarmos em nossos valores estaremos acelerando nossa chegada a uma vida mais inteira e próspera em todos os sentidos existenciais.
Todos os aspectos avaliados são determinantes para o salto quântico da humanidade. Cada ser é responsável por suas escolhas. É chegado o momento de todos assumirem responsabilidade individual perante as decisões e pensamentos.
Os valores de qualidade de vida atuais sem dúvida são baixos, mas representam a média de todo o território brasileiro, com seus inúmeros contrastes. Sem dúvida já existem muitos de nós que já conquistaram resultados significativos em sua evolução espiritual.
Cabe a esses continuarem sua jornada corajosa de acreditar em algo maior e serem focos de atração de todos os que precisam de ajuda e referência.
O grande avanço será a sintonia de muitos na busca desta nova qualidade de vida. Isto é consciência planetária. Cada um faz a sua parte, e ajuda a todos no despertar.
Muito se fala que "somos o que comemos". Porém, antes de sermos o que comemos, somos o que pensamos. Mas, ao iniciamos uma forma diferenciada de alimentar-nos, pensamentos e atitudes serão imediatamente alterados.
Percebe-se claramente que, neste início de século, já está havendo uma redução gradual no consumo dos alimentos convencionais (carboidratos, proteínas e gorduras), substituindo quantidade por qualidade nutricional e de transmutação energética.
Significa que, deveremos acessar formas de alimentação mais sábias, e, reconectarmos com a linguagem do nosso organismo através de recursos como a radiestesia/radiônica, florais e outros.
Cada ser é único. Idade, cor, cultura, profissão, emprego, dinâmica de vida, objetivos, estágio evolutivo. Portanto cada organismo contém necessidades e aproveitamento energético distintos.
Iniciada esta reconexão, irão gradualmente emergir qualidades naturais como a intuição e outras, quando então, o diálogo com nosso corpo será mágico e automático.
Em paralelo, deverá ocorrer um aumento rápido no consumo dos outros 4 tipos de alimentos (Os 5 alimentos), justo os que irão permanecer até o fim do milênio.
Eles contêm a propriedade concentrada de potencializar a sutilização dos corpos, o aumento radical da energia vital, da freqüência vibratória da aura, do equilíbrio emocional e da expansão da consciência.

Comer é realmente um prazer, mas devemos observar se este prazer é somente enquanto sentimos o gosto do alimento ou se este continua durante e após a digestão. Nesse ponto, encontramos a diferença entre comer e alimentar-se, pois quando feito de forma correta temos como conseqüência a saúde. Simplesmente engolir a comida gostosa não basta. Precisamos dar ao organismo os elementos necessários para mantê-lo vivo com qualidade e propriedade.
Existem muitas correntes alimentares que vão desde moderadas até radicais, algumas chegando mesmo às raias da insanidade. O trabalho da Alimentação do 3º Milênio tem a proposta de não defender bandeiras, mas de integrar informações idôneas propondo uma nutrição mais biológica, inteligente e saborosa, com o aumento da capacidade de acelerar o processo de expansão da consciência e da evolução pessoal.
Consciência é um conceito normalmente relacionado com a evolução espiritual. Quando aplicada na alimentação, seu compromisso é melhorar a qualidade de vida, a saúde, prolongar a juventude e maximizar a vitalidade do corpo e da mente, tanto para o trabalho, como para os estudos, os esportes e todos os aspectos da vida plena e integrada.
Não se trata de uma dieta, apesar de ajudar na conquista da harmonia corporal, mas de conhecer e saber como fazer uso dos 5 alimentos que fazem o corpo físico viver em super saúde. Trata-se da conscientização das diretrizes básicas, tanto científicas como evolutivas, para a construção de uma nova proposta de vida.
Vivenciar a Alimentação de forma Consciente é uma demonstração de como o fator nutrição pode proporcionar encorajadores resultados na meditação e autoconhecimento, além da conquista de maior lucidez, criatividade, capacidade de concentração e produtividade.
Alimentação é assunto de extrema importância e apresenta largo espectro de resultados que vão desde a boa forma física, até a potencialização da inteligência e da evolução interior.

Fonte:
Livro: Alimentação Desintoxicante de Conceição Trucom
Como será a Alimentação no 3º Milênio? De Conceição Trucom
Proposta de vida: Viver por viver ou evoluir? De Conceição Trucom

[ ... ]

NOSSO SANGUE NÃO PODE SER ÁCIDO

Quando optamos pela preservação, prevenção e revitalização da saúde física, equilíbrio emocional e potência mental, com o objetivo de usufruirmos o máximo da nossa condição humana, é fundamental que nos conscientizemos de que, por mais impossível que possa parecer, tudo isso depende diretamente da qualidade de vida de nossas células que, por sua vez, depende da acidez dos líquidos que se encontram dentro e fora delas. No mundo da química as substâncias, quando dissolvidas em meio aquoso, classificam-se como ácidas ou alcalinas.

Substâncias ou meios ácidos são aqueles com excesso de carga positiva, e alcalinos são aqueles com excesso de carga negativa. Para simplificar, nós químicos, usamos uma unidade de medida desta acidez ou alcalinidade que chamamos de "pH". Assim, existe uma escala de pHs que varia de zero a 14, onde:
pH = zero -> indica o máximo de acidez ou carga positiva;
pH = 7,00 -> indica a neutralidade;
pH = 14 -> significa o máximo de alcalinidade ou carga negativa.
Dentre todos os líquidos do corpo, o sangue, pelas suas funções de mediador, solvente, provedor e agente de ligação entre os órgãos e tecidos, é o mais importante. A faixa ideal de pH do sangue humano está entre 7,36 a 7,42; portanto, levemente alcalino.
Qualquer variação brusca no pH sangüíneo compromete não só o estado de consciência do Ser, como a sua própria vida. Se o pH do sangue baixa a um valor de 6,95 (levemente ácido), a pessoa poderá entrar num estado de coma, e, no outro extremo, um sangue humano com pH a partir do 7,7 irá desencadear um estado de extrema irritação, espasmos, propensão à tetania e convulsões.
Em síntese, a qualidade de vida de uma célula está diretamente relacionada ao pH do sangue que a irriga continuamente.
Reforçando: o sangue, o líquido no qual a célula está mergulhada, tem de ser mantido constantemente com o pH ideal: entre 7,36 – 7,42.
Qualquer diminuição no pH do sangue, que é a situação mais comum em nossa sociedade, irá refletir-se na desvitalização das células, ou seja, células com vida mais curta e, necessariamente, envelhecidas.
A causa mais comum desta situação metabólica é a ingestão freqüente de alimentos que acidificam rapidamente o sangue: açúcar branco, farinha branca, carnes (principalmente a vermelha e a de suínos), frituras, alimentos "aditivados" pelo progresso industrial, alimentos instantâneos, congelados ou excessivamente cozidos, bebidas gasosas, etc. Enfim, tudo aquilo que conhecemos como alimentos de natureza biocida (bio = vida + cida = mata), ou seja, alimentos que matam a vida.
Estes alimentos são os grandes protagonistas para acelerar o processo de envelhecimento, a baixa vitalidade e produtividade, os desequilíbrios emocionais e, finalmente, as doenças.
Pelo tempo que esse ciclo vicioso (maus hábitos alimentares) durar, o organismo irá manter-se sob padrões de degeneração orgânica contínua, e a chegada da doença será inevitável.
A juventude eterna
A prova dessa realidade nos foi transmitida pelo resultado da observação do fisiologista francês Dr. Alexis Carrel, que conseguiu manter, por 28 anos, as células cardíacas de um embrião de galinha perfeitamente vivas. Como? Conservando-as banhadas em um fluido ligeiramente alcalino. Conclui-se que, se a "eterna juventude” celular depende basicamente da adequada alcalinização dos líquidos ao seu redor, qualquer atitude mental, alimento ou o que quer que gere resíduos ácidos ou radicais livres tem que ser reconhecido e tratado como o verdadeiro vilão do envelhecimento.
Finalizando: Há um consenso médico que admite que as doenças desenvolvem-se somente em ambiente ácido.
Portanto: A enfermidade não prospera num sangue adequadamente alcalino.
Que alimentos e atitudes alcalinizam o sangue?
Os sais minerais são os mais potentes modificadores do pH dos nossos líquidos corporais, funcionando como instrumentos de manutenção da saúde celular, alcalinizando ou acidificando, conforme a necessidade do organismo. Cálcio, zinco, ferro, magnésio, sódio, potássio e manganês são fortes alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores.Fósforo, enxofre, cloro, iodo, bromo, flúor, cobre e sílica são poderosos agentes acidificantes. Todos eles são necessários à saúde humana, mas precisam estar em equilíbrio para que o pH resultante seja, como vimos, levemente alcalino.
Semelhantes aos minerais, as emoções, os sentimentos, a agitação mental e física também têm potencial para alcalinizar ou acidificar partes do organismo em questão de frações de segundos.
Assim, o estresse tende a acidificar o sangue, e a acidez do sangue é um fator negativo, porque provoca mais estresse. Pronto! Instalou-se um círculo vicioso negativo: estresse gera mais estresse.
Um organismo acidificado tende a manifestar sentimentos, emoções e reações "ácidas". A raiva, inveja, ansiedade, ciúme, excesso de julgamentos e críticas, exercícios físicos obsessivos, competições, calor em excesso, desidratação, etc. também induzem à acidificação do organismo em questão de segundos.
Ao contrário, é comum ao organismo devidamente alcalinizado compartilhar freqüências, sentimentos e emoções prazerosos. Afetuosidade, compaixão e compreensão são estados típicos de um corpo em harmonia metabólica, sereno e pacífico. Assim, o estado meditativo ou de oração, a vivência do amor, bom humor, do belo, do positivismo, da verdade e do prazer de estar vivo podem ser considerados "alimentos" de grande potencial alcalinizante. Estas emoções, por sua vez, alcalinizam o sangue. Pronto! Instalou-se um círculo vicioso positivo.

As frutas frescas, os legumes e as hortaliças (principalmente os orgânicos) quando ingeridos crus – por seu elevado teor de sais minerais, vitalidade, água e fibras - são exatamente os alimentos mais alcalinizantes à nossa disposição. Entretanto, o limão é incomparável. Seu potencial de alcalinizar o sangue humano acontece imediatamente após sua ingestão. Interessante que ele apresenta um sabor ácido, mas não se engane, ele mal alcança o estômago e já está afetando os líquidos corporais, combinando-se com os minerais alcalinizantes. Pois é, esta frutinha tão barata, comum e discreta tem o poder de mudar radicalmente a nossa vida: no físico, emocional, mental e espiritual. Como? Alcalinizando o nosso sangue.
O ácido cítrico do limão, transformado no organismo em citrato de sódio (sal alcalino), carbonatos e bicarbonatos alcalinos, causa imediata alcalinização do meio humoral, neutralizando ou amenizando estados indesejados de acidez. E mais, estes sais alcalinos são considerados os melhores remédios contra o excesso da viscosidade sangüínea, oferecendo prevenção contra acidentes cardiovasculares. Em paralelo, o limão, com todos os seus demais componentes, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce, bloqueia radicais livres, oferecendo assim proteção contra o câncer e demais doenças.
Que alimentos evitar?
De modo semelhante ao açúcar, são igualmente acidificantes todas as gorduras e óleos hidrogenados (cuidado com as margarinas ou qualquer outra gordura hidrogenada embutida em todos os alimentos industrializados), alimentos refinados, sintéticos e aditivados com modificadores químicos.
Todas as carnes são fortes agentes acidificantes do sangue, pois necessitam de ácido clorídrico para a sua difícil digestão no organismo humano.
São também acidificantes todos os alimentos vegetais “velhos” (muito maduros) ou que:
- não concluíram o ciclo de maturação no próprio pé;
- oriundos de uma agricultura não orgânica;
- tenham suas moléculas estouradas pelo congelamento;
- tenham sido desnaturados, artificialmente "enriquecidos", submetidos a irradiação, expostos a campos eletromagnéticos, etc. em graus diferenciados.

Por: Conceição Trucom –
mctrucom@vidanova.com

Este texto faz parte do livro “O poder de cura do Limão – um guia de medicina caseira”, cuja sexta edição revisada e ampliada está sendo finalmente lançada a partir desta semana (26/7/04).

[ ... ]
<<