quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O OVO CAIPIRA, ECOLÓGICO (parte 1)

1. Mary Linden, professora de nutrição na U.C.L.A., considera o ovo o único alimento mais perfeito que o leite materno, tendo 2% mais nutrientes que este.

2. A “fobia” do colesterol do ovo, segundo C. Pffeifer, pioneiro nos Estados Unidos em psiquiatria ortomolecular, implica na crença de que os 400 mg de colesterol de um ovo passem para o colesterol do sangue na mesma proporção. Na verdade, 100 gramas de ovo acrescentam apenas 2,3 mg de colesterol (aos amantes de ovos, ver o site www.enc-online.org/dietc.htm).

Os exames laboratoriais da medicina e psiquiatria ortomolecular que permitem acompanhar os efeitos benéficos do ovo caipira de modo individualizado e orquestrado junto com o enfoque sistêmico (15 leis da psiquiatria ortossistêmica) são: Mineralograma do Cabelo e/ou Perfil de Minerais Eritrocitários, que vão sugerir outros exames complementares tais como razão triglicerídeo/HDL, mais importante que razões de Castelli I e II; Hemoglobina Glicada, mais importante que glicemia; Homocisteína (HPLC), LDL Peroxidado, MDA Urinário, Proteína C Reativa (ultrasensível), Fibrinogênio, Ferritina Plasmática, DHEA-S, Pregnenolona etc., muitos correlacionados com a entrevista do paciente e o mineralograma do cabelo (não biorressonância).

3. Um exame moderno, chamado VAP/CAD, mede 12 tipos de colesterol: 7 tipos de LDL e 5 de HDL. Na visão tradicional, a razão colesterol total/HDL e LDL/HDL são as únicas importantes. Na visão ortomolecular, uma terceira razão, triglicerídeos/HDL, é mais importante para o risco cardíaco e infartos cerebrais silenciosos (SBI), principalmente quando está alto o LDL peroxidado, um tipo de LDL não avaliado pela medicina tradicional, junto com a homocisteína plasmática pelo método HPLC. Ambos aumentam em duas vezes e meia o risco de má circulação cerebral e SBI e, com isso, o início de doenças mentais que triplicaram nos últimos vinte anos (depressão, Alzheimer e Parkinson).

O ovo caipira faz subir em 10% o HDL e apenas 4% o LDL pelos exames tradicionais, além de baixar o triglicerídeo mais facilmente se houver restrição de carboidratos refinados e exercício para controle de peso. Em parte esse LDL que subiu é um LDL denominado “nativo”, bom porque tem a proteção de vitaminas carotenóides e do complexo E, antioxidantes, que garantem a utilização desse LDL pelas células da pele, sob a ação do sol, produzindo vitamina D. Com isso, o cérebro aumenta o NGF, neurotrofina que protege e regenera os circuitos cerebrais do humor e da inteligência.

As células cerebrais tem vinte vezes mais mitocôndrias que as do corpo, onde esse LDL nativo é absorvido para produzir Pregnenolona, DHEA, Corticóides, hormônios sexuais responsáveis pela longevidade cerebral e proteção cerebral na menopausa e andropausa. Sem essa proteção de vitaminas, o LDL nativo se transforma em LDL peroxidado que é rejeitado pelas células dos vasos e é devorado pelos macrófagos, os quais estufam, transformam-se em células espumosas e colam na parede dos vasos, morrem e os entopem como se fossem gordura em cano de pia, gerando a isquemia que facilita o infarto e o derrame, inclusive em pessoas protegidas pela medicina oficial destes mesmos problemas, o infarto e derrame; não protegidas, contudo, do SBI que leva às doenças mentais (depressão, Alzheimer e Parkinson), pois muitos remédios que “aumentam”a longevidade cardíaca agravam e até produzem as referidas doenças mentais (ver o site www4.dr-rath-foundation.org).

4. A diferença entre o ovo caipira, ecológico, e o ovo comum é muito grande. Por exemplo: o ovo caipira tem seis vezes mais betacaroteno que o ovo comum (o site do Imetro refere que possui cinco vezes mais). O betacaroteno é usado para proteger o ovo de ataque de germes como, p.ex., a salmonela, e 60% dele se transforma em vitamina A. O ovo caipira possui três vezes mais vitamina A, que constrói canais de comunicação (conexões) entre as células, por exemplo, células gliais, babás dos neurônios, para retirar poluentes e adicionar nutrientes, melhorando a razão glia/neurônio, chave da longevidade cerebral, humor e memória. Estas conexões de células também têm nos epitélios células que revestem os “tubos”, por exemplo, o digestivo, o respiratório, elas cercam as células tumorais e as matam. Cada centímetro de terra que a galinha cisca tem 100 milhões de microorganismos para ingerir. Na União Soviética há solos ricos em nutrientes que possuem um bilhão de microorganismos por centímetro cúbico de terra.

Dr. Juarez Nunes Callegaro
CRM 2494
Av. Carlos Gomes, 328 conj. 503
Porto Alegre (RS)
(51) 3379.1039 / 3379.1084

[ ... ]

O QUE É KEFIR?

Fonte: Pat Feldman – Blog Crianças na Cozinha


Kefir é uma bebida fermentada, normalmente preparada à base de leite. A palavra kefir originou-se da palavra turca “Keif”, que significa “bom sentimento”. O uso do kefir data de muitos séculos em pastores do Cáucaso, que transportavam o leite em bolsas de couro, onde este fermentava num iogurte borbulhante e azedo.

O kefir é uma bebida bastante popular na Russia, que dependendo do grau de fermentação, pode tornar-se inclusive ligeiramente borbulhante e alcoólica. O kefir pode ser obtido a partir de leite de vaca, leite de cabra ou leite de ovelha.

As vitaminas C e B presentes no leite são aumentadas durante o processo de fermentação – seja qual for o tipo de fermentação. Você sabia disso?

Elie Metchnikoff, um biólogo ganhador do prêmio Nobel, do Instituto Pasteur, foi o primeiro a sugerir – em 1908 – que os lactobacilos poderiam neutralizar os efeitos da putrefação no metabolismo gastrointestinal. Ele atribuiu a vida longa e saudável dos moradores do Cáucaso ao seu largo consumo de leite azedo. Nos dias de hoje o interesse pelas pesquisas em probióticos é cada vez maior, e aí se inclui o interesse por bebidas fermentadas como o kefir.

A Cultura do Kefir
Existem dois tipo de kefir:
• Kefir de água, pequenos grãos transparentes que fermentam em água ligeiramente adoçada
• Kefir de água, grãos brancos ou levemente beges, que se parecem um pouco com couve-flor amolecida e fermentam o leite

O kefir é uma cultura viva, uma simbiose complexa de mais de 30 tipos de microflora que formam grãos ou estruturas parecidas com a flor da couve-flor no leite. Conforme essas culturas fermentam o leite, essas estruturas crescem, criando novos grãos no processo. O verdadeiro kefir, de culturas vivas, é um processo infinito de auto-propagação.

Por conta da presença de tantos microorganismos benéficos, o kefir é considerados por muitos (inclusive por mim!) um antibiótico natural – povoando nosso organismo com bactérias do bem, não sobra espaço para bactérias causadoras de doenças, é uma equação fácil de entender!

Os microorganismos presentes no kefir incluem bactérias do ácido lático, Lactococcus lactis subsp. lactis, Streptococcus thermophilus, Lb delbrueckii subsp. bulgaricus, Lb helveticus, Lb casei subsp. pseudoplantarum, e Lb brevis, uma variedade de fermentos como Kluyveromyces, Torulopsis, e Saccharomyces, bactérias de ácido acético, entre outras. Eles dão ao kefir grandes qualidades, que impedem o leite de ser colonizado por bactérias nocivas. Já foi observado em testes de laboratório que os microorganismos do kefir têm o poder de inibir os patógenos da salmonella e do E.coli.

Kefir e Saúde

O kefir tem muitos benefícios à saúde já conhecidos. Ele tem propriedades antivirais e antifúngicas. Tem sido usado como parte do tratamento de uma grande variedade de problemas, como desordens metabólicas, arteriosclerose, alergias, tuberculose, câncer, má digestão, candidíase, osteoporose, hipertensão, AIDS e problemas cardíacos. Você pode até achar esquisito que uma bebida contendo fermentos seja capaz de combater a candidíase, mas o kefir realmente ajuda no problema, restaurando a flora intestinal e porque alguns elementos de sua microflora matam a Candida Albicans. Nem todos os produtos fermentados são realmente estragados e prejudiciais à saúde.

Além das bactérias benéficas, o kefir contém muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, principalmente o kefir preparado a partir do leite cru. O kefir é particularmente rico em cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas B2 e B12, vitamina K, vitamina A e vitamina D. O triptofano, um aminoácido essencial, é abundante no kefir e é reconhecido por seus efeitos relaxantes do sistema nervoso. Também porque o kefir é rico em cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde neurológica, seu uso rotineiro na dieta pode ter efeitos calmantes.

A abundância de enzimas trás ainda mais benefícios, especialmente àqueles que possuem intolerância à lactose. Muitos que não conseguem tomar leite conseguem consumir kefir e iogurte normalmente, desde que o kefir e o iogurte sejam preparados a partir de leite cru.

• O kefir é simples e barato de se preparar em casa
• O kefir restaura de maneira eficiente a flora intestinal, principalmente após o uso de antibióticos
• Você pode usar o kefir no preparo das mais deliciosas vitaminas, substituindo o leite. As crianças vão adorar!!
• O consumo rotineiro do kefir melhora a imunidade
• O kefir é um alimento excelente para grávidas e lactentes

O kefir não é comercializado em supermercados e lojas de produtos naturais. Você ganha o kefir de quem já tem e você doa kefir quando o seu começa a crescer. No momento eu tenho kefir de água numa quantidade que poderia doar para umas poucas pessoas. O meu kefir de leite está bem pequeno, mas acredito que em poucas semanas poderei oferecer também!

Grávidas podem e DEVEM consumir kefir e outras bebidas fermentadas regularmente. Faz um bem enorme para ela e para o bebê!

Como introduzir o kefir na dieta de crianças e adultos?
Algumas pessoas não acham dificuldade alguma em introduzir kefir e ouros alimentos fermentados em sua dieta, já outras pessoas preferem fazer a introdução de forma gradativa. Algumas pessoas também podem ter algum tipo de sensibilidade à produtos lácteos, mesmo os fermentados, então a introdução do kefir, principalmente o de leite, deve ser feita de forma lenta e gradativa.

Se você toma vitaminas no café da manhã ou na hora do lanche, uma boa idéia pode ser substituir o leite por kefir ou iogurte. Se para você a substituição total, de uma hora para outra, pode soar radical demais, comece usando pequenas partes de kefir ou iogurte para outras tantas partes de leite. Com o tempo o ideal é você diminuir a quantidade de leite e aumentar a proporção de iogurte ou kefir no preparo da vitamina, até que um dia o leite desaparece da receita.

Qual a diferença entre kefir e iogurte?
Tanto o iogurte como o kefir são bebidas à base de leite fermentado por culturas lácteas, porém as culturas no iogurte e no kefir são diferentes. O iogurte tem o poder de manter “limpo” o sistema gastrointestinal, enquanto o kefir vai além e coloniza de forma efetiva o sistema gastrointestinal com bactérias benéficas.

No kefir você encontra uma variedade maior de lactobacilos benéficos, alguns dificilmente encontrados em iogurtes comuns. Além de tudo o kefir é ainda mais fácil de digerir do que o iogurte, que já é tido como um excelente alimento no auxílio da digestão.

Como usar o kefir?
É comum entre os “criadores” de kefir a doação de parte de seus grãos que vão crescendo. O crescimento dos grãos é alimentado pelo leite. Você deve cultivar e cuidar dos grãos diariamente, em troca, a cada dia, você ganha uma bebida mágica, que inunda seu organismo de substâncias e microorganismos maravilhosos!

Quando você ganha grãos de kefir, sejam eles de água ou de leite, eles virão embebidos no líquido (água ou leite). A cada dia você deve peneirar esta mistura. O que cai da peneira será a sua bebida, o seu tônico da saúde diário. O que fica na peneira são os grãos de kefir, que você deve lavar em água corrente, colocar de volta num recipiente fundo de vidro e completar com leite. No caso do kefir de água, a água adicionada deve conter uma pequena pitada de mel ou rapadura ralada – é deste açúcar principalmente que os microorganismos se alimentarão.

Eu não sei se a explicação assim ficou clara. Estou preparando um pequeno vídeo para demonstrar melhor o processo!

Referências
Lactic acid bacteria and yeasts in kefir grains and kefir made from them. J Ind Microbiol Biotechnol 2002 Jan;28(1):1-6 .
Inhibitory power of kefir: the role of organic acids. J Food Prot 2000 Mar;63(3):364-9
Antibacterial activity of milk-fermenting bacteria. Vet Med (Praha) 1990 Mar;35(3):187-92
The Caucasus Kefir. Dr. Lee Lorenzen, Biochemist
Nourishing Traditions – Sally Fallon

Você pode conseguir Kefir através do Grupo Fazendo Kefir, na Internet.

VÍDEO SOBRE MANIPULAÇÃO DO KEFIR



[ ... ]

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ALIMENTOS COM EFEITOS CURATIVOS E MEDICINAIS


Apresentamos abaixo uma lista de alimentos considerados funcionais.

Todos os produtos citados são facilmente encontrados em casas de produtos naturais e supermercados.

ALIMENTOS INTEGRAIS: São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. A retirada desta película, através do processo de beneficiamento, leva a considerável empobrecimento do produto com relação aos vários nutrientes, restando praticamente só o amido (carboidrato). Para que tais amidos possam ser absorvidos, torna-se necessária a presença de vitaminas e minerais. Se estas vitaminas não são fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos beneficiados) o próprio organismo terá que fornecê-las, retirando de seus estoques, e isso em algum tempo leva ao empobrecimento vitamínico e desequilíbrio do funcionamento do corpo (cansaço físico, cansaço mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros, artrite...). Por isso, prefira alimentos integrais (açúcar mascavo, grãos integrais, pães integrais) pois estes fornecem todos os nutrientes necessários à manutenção do nosso corpo.

AÇÚCAR MASCAVO: É o açúcar de cana integral, que não passa pelos processos de refino e industrialização. Tem uma coloração marrom e sabor como de rapadura moída. Rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.

AÇÚCAR DEMERARA: é obtido a partir da cana-de-açúcar, através de um processo especial, que não utiliza aditivos químicos para o branqueamento e a clarificação. Possui coloração mais escura e é levemente mais úmido do que o açúcar branco, já que preserva uma película de "mel" em volta dos cristais de sacarose. Tem fácil diluição e não altera o sabor das preparações.

DAMASCO SECO: Excelente fonte de ferro para a formação de glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Abundante em silício, cálcio, fósforo e potássio, além de provitamina A e vitamina B12 Muito utilizado por quem cultiva o Kefir de água para fermentar junto enriquecendo ainda mais as propriedades do coado e aumentando o sabor.

EXTRATO DE SOJA (leite de soja): é obtido a partir de grãos selecionados, submetidos a tratamento térmico, descascamento, pré-moagem e micronização. Contém aminoácidos essenciais, além de ser fonte de cálcio, rico em fibras e proteínas. Contém naturalmente isoflavonas e os ácidos graxos poliinsaturados. Utilizado por quem cultiva o Kefir de leite e tem altíssima intolerância a lactose, passa a substituir o leite de vaca por este de soja. É uma ótima opção para substituir o leite de origem animal, pois não contém lactose nem as proteínas do leite.Utilização: para substituir o leite de origem animal, no preparo de molhos, cremes, patês, maionese, Kefir, vitaminas, sopas, mingaus, bolos, etc.

GELÉIA REAL: É um super alimento produzido pelas abelhas rainhas. Muito utilizado por cultivadores de Kefir de água e de leite que possuem problemas reumáticos e turbeculose, principalmente. É um maravilhoso conjunto de vitaminas e relativamente barato. Indicado para o rejuvenescimento da pele, auxiliar em convalescença, principalmente na tuberculose; alívio da asma; dores reumáticas; obtenção de sono tranqüilo, revigoramento geral, regularização das funções cardíacas, hepáticas, renais e intestinais; melhora o apetite, desenvolvimento de crianças; eliminação de depressão e esgotamento nervoso; alívio para mulheres na menopausa; tosse, resfriados e bronquites.

GRANOLA: Composto de aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc. Altíssimo valor nutritivo. Utilizado puro, no leite, e misturado com o Kefir de leite.

LINHAÇA: é um alimento originado a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. Em forma de grãos e farinha. Tem sido cultivada há 4.000 anos nos países mediterrâneos. Possui ótimo valor nutritivo. Apresenta ácido graxo essencial w-3 responsável pelo controle dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue, pela redução das inflamações e a promoção da renovação celular. Por conter grande quantidade de fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal. Também contém fitoesteróis, que contribuem para a reposição hormonal. Muito consumida com o Kefir de leite na proporção de uma colher de sopa para 200ml da farinha de linhaça não só para mulheres acima de 35 anos ajudando na reposição hormonal mas o omega3 ajuda a manter a pele viçosa e os cabelos brilhantes.

MEL: O mel é uma substância açucarada, constituído de frutose e glicose, produzida pelas abelhas a partir do néctar que coletam das flores. É um alimento de fácil digestão, sendo assimilado diretamente, constituindo uma fonte imediata de energia. Importante alimento para desintoxicar o organismo e beneficiar a flora intestinal. Por ser carboidrato simples não deve ser consumido por diabéticos. Estudos sugerem que crianças com menos de um ano devem evitar o consumo de mel, pois este pode conter esporos de Clostridium botullinum e transmitir o botulismo.

PRINCIPAIS FLORADAS DE MEL
Mel de eucalipto: Mel com sabor mais forte, mais escuro do que os outros tipos graças a alta concentração de ferro, magnésio, cálcio e enxofre. É indicado para tosses, resfriados, sinusite, irritação da garganta e bronquite (infecções das vias respiratórias em geral). Limpa o catarro e desinfeta os brônquios. Ótimo vermífugo.
Mel silvestre (flor do campo): Mel de sabor suave, funciona como um ótimo adoçante para bebidas em geral. Tem propriedades calmantes, relaxantes, desintoxicantes e fortificantes. É rico em minerais.
Mel de laranjeira (flor da laranjeira): Seu sabor é dos mais agradáveis, sua cor é mais clara do que a dos outros tipos de florada. Muito bem indicado por médicos pelas suas propriedades que regulam o intestino. Excelente para insônia, nervosismo e palpitações (propriedades espasmódicas).
Mel de assa-peixe: Calmante e relaxante. A cristalização do mel é normal e indica sua pureza. Para voltar à forma líquida, coloque-o em banho-maria, por aproximadamente 30 minutos.

PÓLEN: Excelente suplemento vitamínico. Tem ação comprovada em casos de esgotamento físico, recuperação de doenças em geral e depressão, diminui o nervosismo, insônia, melhora a impotência sexual, estimula a fertilidade, melhora o apetite, auxilia no crescimento infantil, alivia os sintomas da menopausa, fortalece unhas e cabelos. As mais recomendadas clínicas de geriatria e recuperação humanas empregam doses equilibradas de pólen nos seus tratamentos. Indicado para pessoas acima de 40 anos pelos benefícios aos mesmos, também indicado a quem tem problemas de depressão e transtorno bipolar. Coloca-se 1 colher de café no coado do Kefir de água, pela manhã. Tomar 1x ao dia.

VINAGRE DE MAÇÃ: Deve ser usado mais como um medicamento do que como um tempero. Tem efeitos notáveis contra a obesidade, reumatismo, dores musculares (ajuda a eliminar o excesso de ácido lático e ácido úrico nos músculos), cãibras, doenças de pele, todas as doenças dos dentes e gengivas, queda dos cabelos, caspa, seborréia, varizes e queimaduras (uso externo). Misturar uma colher de sopa em um copo Kefir de água (200ml), três a quatro vezes ao dia. Para as varizes e afecções do coro cabeludo, além do uso interno por várias semanas, aplicar também externamente produzindo uma massagem por fricção moderada e deixando o produto secar naturalmente em contato com o corpo. Só lavar após duas horas no mínimo.

DOLOMITA: Pesquisas realizadas no Instituto Weismann, de Israel, com um calcário dolomítico brasileiro comprovaram a presença de calcitriol, hormônio que fixa o cálcio nos ossos e atua em mais de 30 tecidos, produzindo aumento de trabéculas de medula vermelha e de massa óssea nos, aumento da calcificação da matriz inorgânica, da flexibilidade e maleabilidade da matriz orgânica; redução dos sintomas e dor na osteoporose. Para deficiências do cálcio pode misturar 3g do pó dolomita ao dia, no Kefir de leite ou de água.

ESTUDANDO O KEFIR DE ÁGUA - Também conhecido como: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lótus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), o Kefir possui uma consistência cremosa espessa uniforme, um leve gosto ácido que refresca e um aroma moderado de levedura fresca. Também tem uma efervescência natural de gosto “carbonatado”. Há cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para seu sabor inigualável e odor agradável e único. O Kefir pode conter entre 0,08 a 2% de álcool. Para o Kefir com 24h de fermentação os valores ficam entre 0,08 a 0,5%.

ESTUDANDO O KEFIR DE LEITE - é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves. Digestivo, NÃO produz intolerância ou efeitos colaterais.

Especialista em fermentados e probióticos, Célia Ferreira classifica o Kefir como alimento funcional. Funcional é qualquer alimento ou parte dele que proporcione benefícios à saúde, incluindo a prevenção e tratamento de doenças, além de satisfazer os requisitos nutricionais tradicionais. De acordo com a pesquisadora, o Kefir é rico em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam da composição de enzimas transformando os alimentos em hidratos de carbono, gorduras e proteínas. "Ele não é só um probiótico, os alimentos desse tipo produzem bactérias com ação na flora intestinal humana, como os lactobacilos do Yakult, o quefir (Kefir) produz vitaminas que auxiliam no processo digestivo", acrescenta Célia Ferreira.


Dicas da Terapia Ortomolecular

DIFICULDADE DE PERDER PESO
O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina A.
Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão, Kefir - além de suplementos específicos.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O que está faltando: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
Onde obter: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, kefir, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

COMPULSÃO A DOCES
O que está faltando: cromo. Cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos. B2 riboflavina.
Onde obter: levedura de cerveja, Kefir de leite, Kefir de chá de Alfarroba.

CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O que está faltando: potássio e magnésio.
Onde obter: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja, suco. verde + Kefir e suplementos.

DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O que está faltando: lactobacilos vivos.
Onde obter: coalhada, iogurte, missô, yakult, chucrute, kefir e similares.

MEMÓRIA RUIM
O que está faltando: acetil colina, inositol.
Onde obter: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

HIPOTIREOIDISMO
(PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE) O que está faltando: iodo.
Onde obter: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O que está faltando: colágeno.
Onde obter: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O que está faltando: vitaminas A, C, e E e ferro.
Onde obter: verduras, frutas, carnes magras e suplementos e Kefir.

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O que está faltando: Ômega 3 e 6.
Onde obter: sardinha, salmão, abacate, azeitona, gergelim, Kefir, linhaça e azeite de oliva.

(Recebi da Comunidade do Orkut Amigos do Kefir)

[ ... ]