sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O OVO CAIPIRA, ECOLÓGICO (parte 3)



9. O ovo tem oito tipos de vitamina E, semelhante ao azeite de oliva, protegendo do estresse oxidativo responsável por 95% das dez doenças que mais matam.

Ele faz parte dos componentes da rede de antioxidantes, junto com outros componentes auxiliares da vitamina C, os bioflavonóides encontrados nos pigmentos de legumes, verduras e frutas do nicho ecológico das aves. Exemplo: casca de uva dos parreirais tem quercetina, antiproliferativa das células do câncer e psoríase. Semente de uva tem pró-antocianidinas mais poderosas que picnogenol e ginkobiloba, potencializando em 50% as vitaminas C e E protetoras da memória e humor. O tomate tem o licopeno que protege do colesterol “ruim”. A couve tem luteína que previne e recupera a degeneração macular (visual). A cenoura tem o betacaroteno que, aliada à vitamina C no plasma, protege do Alzheimer vinte anos depois.

Um cientista chamado Cheraskin disse: “Querer resultados com vitamina C sem os seus auxiliares, os bioflavonóides, é como querer bater palmas com uma mão só.” O ovo tem o complexo E, “um conjunto de oito vitaminas E”: quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. Podem ser mal ba-lanceados na aquisição em farmácia, por exemplo, o alfatocoferol aumenta o risco de proble-mas circulatórios (infarto e derrame).

10. O GH aumentado pela lisina do ovo, com a arginina das nozes, o exercício e o sono profundo, ajuda a aumentar o IGF que estimula as células tronco do cérebro a regenerar as áreas lesionadas pelo estresse, por exemplo, encontradas em cérebros de deprimidos, esquizofrênicos, pacientes do mal de Alzheimer e doença de Parkinson. Tal fato sugere que o ovo ajuda a curar, na fase inicial, essas enfermidades. A conclusão é que a medicina preventiva, principalmente a psiquiatria, exige uma reforma agrária familiar, onde o financiamento de minifúndios deve ser acompanhado de diplomação em agricultura ecológica, orgânica, de onde é possível produzir os autênticos ovos caipiras, ecológicos.

11. O ovo é receitado pelos nutrologistas “avançados”, isto é, os médicos e psiquiatras ortomoleculares que usam o alimento não só para prevenir doenças (função dos nutricionistas não médicos), mas para curar doenças em suas especialidades, por exemplo: o psiquiatra ortomolecular usa inicialmente medicamentos em casos graves de depressão suicida ou psicótica. Simultaneamente, usa suplementos (alimentos concentrados) tais como minerais, vitaminas, aminoácidos, açúcar especial, (o inositol, p.ex.), gorduras especiais (o ômega 3, o omega 6, p.ex.) e fosfolipídios (fosfatidil-serina, p.ex.), além de aminoácidos especiais (tirosina, triptofano, histidina, metionina e outros). Com o desenrolar do tratamento, utiliza alimentos com alguns poucos suplementos. Um bom teste para descobrir se o nutrologista (médico e/ou psiquiatra) está apto para prevenir ou tratar doenças, ou se o nutricionista (não médico) está apto para prevenir doenças, é perguntar qual a diferença entre o ovo ecológico, caipira, e o ovo comum.

12. A nutrologia ortomolecular com enfoque sistêmico trata, previne e aperfeiçoa a performance física e mental com três tipos de nutrientes: físicos, químicos e informacionais. Às duas leis da medicina e psiquiatria ortomolecular - lei da individualidade e lei da orquestração bioquímica – são acrescentadas as quinze leis da Teoria Sistêmica com quinze modelos, contidos em DVDs e no livro “A Mente Criativa”, com subtítulo “A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, autor Juarez Nunes Callegaro.

Dr. Juarez Nunes Callegaro
CRM 2494
Av. Carlos Gomes, 328 conj. 503
(51) 3379.1039 / 3379.1084



[ ... ]

MIRTILO

Com um delicioso sabor semi-doce e uma atrativa cor azul púrpura, os mirtilos estão repletos de nutrientes saudáveis.

É uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidas, molhos, saladas e doçarias. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar! Atrativos, pobres em calorias e supernutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossa mesa.

HISTÓRIA
Originários da América do Norte, Ásia e Europa Central, os mirtilos têm sido consumidos pelo homem desde tempos pré-históricos. Em Portugal, encontram-se em regiões onde o Inverno é muito rigoroso, como a zona do médio Vouga.

Existem mais de 30 espécies que crescem em regiões distintas e centenas de diferentes variedades. Os mirtilos cultivados têm um sabor ligeiramente doce e os selvagens são mais adstringentes.

INTERESSE NUTRICIONAL
Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.

EXCELENTES PARA A NOSSA SAÚDE
Os benefícios dos mirtilos advêm principalmente dos seus pigmentos antocianos que têm um poder antioxidante muito elevado.

Os antioxidantes combatem os radicais livres destrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nos poluentes ambientais. Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doenças cardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças como as cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.


Proteção do coração

Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protetor do coração.


Fruta visionária
Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.


Promovem a saúde do trato urinário
Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.


Um cérebro mais funcional
Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afetada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.


Uma eliminação mais saudável
Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.


COMPRAR / ARMAZENAR
A época dos mirtilos é no Verão, quando os pode consumir no seu estado natural, frescos; no resto do ano pode encontrá-los congelados e secos.


Adquira mirtilos frescos que sejam firmes ao toque, sem humidades aparentes, com a pele seca e com um brilho prateado. Evite frutas demasiado moles, enrugadas ou com sinais de mofo. Os pacotes de mirtilos com manchas de sumo indicam que a fruta já não está no seu melhor.


Coloque os mirtilos no frigorífico e use-os até 7 dias apó a compra. Lave-os somente imediatamente antes de os consumir.


SUGESTÕES DE USO
Adiciona um punhado de mirtilos às tuas receitas de batidos favoritos.


Excelente para adicionar nos teus cereais matinais e saladas de frutas.


Como recheio de crepes, bolachas e bolos (por vezes adquirem uma tonalidade verde quando cozinhados e perdem muitas das suas propriedades anti-oxidantes).


MIRTILO – BLUEBERRY
O mirtilo, também conhecida como blueberry, é uma das frutas mais ricas em antioxidantes já estudadas segundo dados do laboratório do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA).


A fruta tem ainda quantidade elevada de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Contém vitaminas A e C e minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso a fruta tem baixo valor calórico e é rica em fibras, beneficiando a regulação intestinal. Pela ausência de sódio e colesterol é indicada em regimes para hipertensão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo também previne doenças relacionadas à visão.


O blueberry pode ser consumido in natura, no preparo de saladas, sucos e se for congelado pode ser usado para a produção de geléias, sorvetes, iogurtes, tortas e no preparo de molhos para pratos diversos. Além disso, suas folhas podem ser utilizadas para o preparo de chá, rico em propriedades medicinais.


A NiceBerry tem suas plantações na cidade de Itá e Bom Retiro, no estado de Santa Catarina, e distribui para todo o país, garantindo a qualidade em todas as etapas. O cultivo baseia-se em práticas agrícolas corretas, na utilização de insumos controlados e irrigação à base de água tratada. A união entre a água do lago da Usina Hidrelétrica de Itá, que é usada para irrigar as plantações, e o clima propício de Santa Catarina, resultam no habitat perfeito para um mirtilo com muito mais sabor.


Os consumidores encontram mirtilos (blueberries) em embalagem de 100g (in natura) e, em breve, em embalagem de 500g (congelado IQF que mantém 100% das propriedades da fruta).


BLUEBERRY - A FRUTA DOS DEUSES
Sua polpa é deliciosamente doce. Melhora a visão dos que lêem muito, dos que passam muito tempo em frete ao computador ou televisão. Melhora a circulação sanguínea nas artérias, veias e capilares.

Contém a cada 100 g:

Cresce a cada ano o consumo desta fruta, devido a seus comprovados benefícios a saúde e sua praticidade.

Podem ser consumidas no escritório, na academia, na hora do lazer, no café da manhã, no lanche da tarde, antes de dormir, etc.


BLUEBERRY (MIRTILO): OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Por todo o mundo há laboratórios que investigam e estudam os benefícios que o mirtilo traz à nossa saúde, já se descobriu que o mirtilo é rico em vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos. Também tem propriedades de anti-séptico, anti-diarreico e anti-hemorrágico. A fibra é um componente muito abundante nestes frutos, o seu consumo habitual durante os meses em que abundam pode resultar num remédio para tratar constipações e a atonia intestinal.


ANTIOXIDANTE
O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais-livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.


REDUZ O COLESTEROL
Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, o mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.


IMPEDE INFECÇÕES URINÁRIAS
Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.


MEMÓRIA E COORDENAÇÃO MOTORA
Melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.


VISÃO
O mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.


"VIDA COM QUALIDADE"
Essa frase traduz a realidade da Fazenda Rio Fundo (Minas Gerais).
Desde 1992, produzindo frutas de qualidade para o mercado nacional e para exportação. Com responsabilidade social, valorizando a vida e o meio ambiente, vem desenvolvendo seus produtos com pesquisa, trabalho e dedicação de todos os seus funcionários.

Fonte: www.todafruta.com.br



PARA OS GAÚCHOS...

Mirtilo, o blueberry brasileiro.
Uma pequena fruta, uma grande promessa. É em um vale da Serra Gaúcha, em Forqueta, região de Caxias do Sul, que uma família inteira trabalha no cultivo de uma novidade: O nome da fruta é mirtilo. Ela é menor que a uva e, quando madura, fica da cor da jabuticaba. Mas o sabor do mirtilo é único, especial. E a semente é muito pequena.


O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa.


Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos.


“Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionados à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos presentes no mirtilo têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual”, farmacêutico José Ângelo Zuanazzi, da UFRGS.

[ ... ]

domingo, 6 de setembro de 2009

O OVO CAIPIRA, ECOLÓGICO (parte 2)

5. O Brain Bio Center de New Jersey mediu o plasma das pessoas que comeram dois ovos por dia, durante 10 meses, e constatou uma elevação de Lisina, Treonina e Leucina. A Lisina é usada junto com a vitamina C por Linus Pauling e Mathias Rath para o tratamento de infecções, arteriosclerose, câncer e reumatismo. A arteriosclerose que leva ao infarto e derrame cerebral pode ser precedida pela microisquemia de certas depressões e posterior perda da memória três anos e meio mais tarde em pessoas idosas. As vitaminas B6, B9 (ácido fólico) e B12 do ovo protegem o cérebro da intoxicação pela homocisteína, que produz infartos cerebrais silenciosos nas áreas cognitiva (Alzheimer), afetiva (depressão) e psicomotora (Parkinson). Tais males, como acima foi salientado, triplicaram nos últimos vinte anos, coincidindo com a “fobia do colesterol do ovo” em todos os continentes.

A Leucina produz glutamina que produz GABA, neurotransmissor responsável pelo controle do córtex frontal sobre a amígdala cerebral, inibindo pela vontade consciente (frontal) as reações desproporcionais (da amígdala) de luta, fuga e aproximação amorosa que caracterizam a falta de equilíbrio emocional. A Treonina atravessa a barreira hemato-liquórica e modula certas células que controlam a dor e o espasmo muscular e outras que via NMDA estimulam o pensamento criativo e a emoção prazeirosa.

6. O ovo tem os aminoácidos Thiois (moléculas contendo átomos de enxofre) que compensam a deficiência destes mesmos thiois na soja, permitindo uma nutrição cerebral evolutiva, isto é, facilitam o amadurecimento do cérebro, por exemplo: a metionina protege da depressão por excesso de histamina e também gera o SAM que protege da depressão suicida por falta de serotonina e que gera a melatonina, esta protegendo da degeneração por radicais livres nos núcleos que fabricam a serotonina, a acetilcolina (perda da memória). Por isso, Pffeifer receita dois ovos por dia para a prevenção de Alzheimer. Na doença de Parkinson a proteção deve ser do núcleo que fabrica dopamina e na esquizofrenia principalmente o núcleo da noradrenalina. Quando acumula serotonina ela produz NGF, o fator de crescimento do neurônio que regenera as antenas (dentrites) junto com a taurina produzida pela cisteína do ovo. O NGF também regenera os cabos emissores (axônios), como faz a Acetil-L-Carnitina da carne vermelha mal passada. Além disso, o NGF estimula a síntese da noradrenalina que melhora o raciocínio e a memória e a síntese de antioxidantes responsáveis pela longevidade cerebral.

Na depressão e esquizofrenia o equilíbrio dos receptores de dopamina e serotonina é feito como ômega 3 da linhaça ou do peixe, minerais, vitaminas e remoção de toxinas de metais, por exemplo, do intestino. Um grama de EPA bloqueia 80% de PLA2, geradora de D2-R e 5HT2-R que estão em excesso na depressão e esquizofrenia. Existem ovos ricos em EPA e DHA, imitando os “ovos gregos”, com dez vezes mais omega 3.

7. A gema crua produz, a partir da lecitina, os fosfolipídios do tipo fosfatidil-serina, que induz a melhora da memória e depressão; fosfatidil-etanolamina que melhora 85% das crianças hiperativas com doença do distúrbio de atenção; fosfatidil-colina que também melhora a memória; e o fosfatidil inositol. Quando a alimentação é sincronizada com o exercício, provoca o sono profundo (delta) e o cérebro produz 50% do inositol. O inositol melhora a sensibilidade dos receptores de serotonina, evitando depressão, ansiedade, pânico e obcessão. Os quatro fosfolipídios junto com o esquema da linhaça previnem e até ajudam o tratamento da depressão (dificuldade de sentir prazer e baixa tolerância à frustração, imperfeição e crítica) e os componentes que acompanham (dependendo do temperamento) a ansiedade, a agressividade, a auto-estima oscilante. Além disso, o sono delta e o exercício físico, junto com a lisina do ovo, produz mais GH, ou seja, o hormônio da juventude que evita a obesidade, o diabete e as doenças cardio-vasculares, melhorando a performance mental e física.

8. A clara deve ser cozida, para facilitar a digestão e a assimilação dos BCAA, aminoácidos que produzem 30% de energia muscular e constroem a massa muscular quando sincronizados com a musculação. Um dos BCAA, a leucina, produz glutamina que equilibra o ácido glutâmico e o GABA, os neurônios da excitação e inibição e ajuda a desintoxicar a amônia que provoca fadiga cerebral quando em excesso.

Dr. Juarez Nunes Callegaro
CRM 2494
Av. Carlos Gomes, 328 conj. 503
Porto Alegre (RS)
(51) 3379.1039 / 3379.1084


[ ... ]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

CONTINUANDO O NOSSO PAPO SOBRE O KEFIR


VIRTUDES DO KEFIR

A principal virtude do Kefir é restabelecer a flora intestinal normal, tão importante para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes ingeridos. Para compreender este efeito, vamos ampliar um pouco mais o tema.

Quando a criança nasce, o intestino é estéril, mas, cedo são introduzidos microrganismos através do alimento. Em crianças que mamam, há grande numero de lactobacilos, gerando assim um pH inadequado para a proliferação de germes da putrefação. Em crianças alimentadas com mamadeira forma-se uma flora mais mista, sendo menos proeminentes os Lactobacilos. Quando se alteram os hábitos alimentares para o padrão adulto, a flora muda, pois a dieta tem uma marcada influência sobre a composição relativa da flora intestinal e fecal.

Uma alimentação rica em proteína animal (ex: carne) produz putrefações intestinais; altera-se a flora bacteriana normal, aparecendo uma quantidade excessiva de germes da putrefação. No intestino superior do adulto predominam os lactobacilos, mas no Ílio inferior e o ceco, a flora é fecal.

As bactérias e leveduras do Kefir transformam a flora intestinal putrefativa, substituindo-a pelos bacilos láticos de propriedades anti-sépticas e que resistem ao pH muito baixo. Também produz as secreção de uma substância anti-putrida que persiste ainda após o desaparecimento dos bacilos. Quer dizer que muda a putrefação (prejudicial para o organismo humano) pela fermentação lática. Segundo investigações da Universidade da Prata, os microrganismos presentes no Kefir combatem particularmente a Escherichia coli, temida bactéria responsável por afecções, com a síndrome urêmico hemolítico, que pode ter conseqüências letais em crianças pequenas.

O Kefir apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas, estimulando o sistema imunológico. Também possui efeitos aperitivos e afrodisíacos. Está especialmente indicado em doenças do aparelho digestivo, tais como úlceras, colites ulcerosas, intolerância gástrica, etc. è muito útil em uso externo para patologias dérmicas (Acne, eczemas, psoríase, alergias, etc.), dado que é um poderoso anti-séptico que ajuda a curar ferida. Seu uso continuado produz muito bons efeitos em convalescença após graves doenças.

Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.

O Glucolato, que é desconjugado pelo Lactobacilos acidófilus vai atuar sobre o colesterol circulante. A absorção deste colesterol se torna menor, o que auxilia na menor deposição sobre os vasos sanguíneos, podendo até mesmo ser eliminado totalmente. Muitos desses microorganismos inibem substâncias cancerígenas, principalmente no colo intestinal. Há aqueles que sintetizam vitaminas nos intestinos que são "aproveitadas" largamente pelo organismo. Outros competem por sítios de adesão contra patógenos prevenindo contra doenças causadas principalmente por E. coli e Clostrídius. A contagem de microorganismos específicos deve obedecer á estipulada conforme a resolução nº. 5 do Ministério da Agricultura (Brasil, 2000).

VALOR DIETÉTICO

Os estômagos que não digerem o leite cru ou cozido, digerem perfeitamente o Kefir . Os cardíacos, os reumáticos, as pessoas atingidas de enterite crônica, se beneficiam largamente do uso regular deste leite fermentado.

No Brasil, imigrantes libaneses, sírios ou turcos ou seus descendentes costumam, de forma caseira, fabricar utilizando grãos conservados por muitos anos. Também a adição, ao leite fervido e resfriado, de um pouco de miolo ou de fermento de pão, resulta num produto que por seu odor alcoólico é por vezes denominado Kefir ou Leben.

Resumindo: Microorganismos benéficos no leite fermentado com as bactérias do Kefir vão para o intestino, produzem ácido lático entre outros compostos aumentando a mobilidade e funcionalidade intestinal melhorando a absorção dos nutrientes. O ácido lático inibi as bactérias nocivas, as patogênicas que leva a inibição de formação de substâncias tóxicas. E também o ácido lático aumenta os microrganismos benéficos que irão levar maior defesa contra infecções. Tudo isto combinado leva a uma melhora da manutenção e da saúde da pessoa que faz uso contínuo do leite fermentado por Grãos de Kefir.

O KEFIR PROBIÓTICO

O conceito de alimento funcional se baseia em explorar o potencial de saúde contido nos alimentos para deter o aumento das doenças crônicas da população. A partir deste ponto, surgiu a definição de "PROBIÓTICOS". Entre os probióticos mais estudados, tanto experimental quanto clinicamente, estão as bactérias e as leveduras.

Alguns são comercializados, sendo vendidos sob a forma de preparações, com um ou vários microrganismos vivos. As principais linhagens de bactérias usadas nos probióticos são os Lactobacilos acidophilus e várias espécies de Bifidobacterium, por serem hóspedes naturais dos intestinos Delgado e Grosso. No estômago do humano o pH é de 2, mais ácido que limão, portanto, um ambiente hostil para bactérias. Por esta razão é a melhor forma de ingerir alimentos funcionais. Porque quando ingerimos cápsulas ou suplementos alimentares, existe grande probabilidade de as bactérias não chegarem vivas ao trato intestinal. Agora, se ingerirmos alimentos que contenham tais bactérias, o alimento em si funciona como um protetor das bactérias que chegarão intactas ao trato intestinal.

KEFIR UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Do grupo dos leites fermentados ácido-alcoólicos o mais conhecido é o kefir, produto ou bebida espumosa originária do Cáucaso. Também é designada por kiaphri, kepú, tibi, kehapu e champanhe lácteo do Caucaso.

O nome kefir significa bem-estar. No país de origem,prepara-se, sobretudo com leite de cabra, mas noutras regiões recorre-se aos leites de ovelha, burra, vaca e égua. Nesta região são as pessoas que mais vivem no planeta, e quando morrem quase nunca é de alguma doença grave, apenas velhice, sem problemas de saúde. Médicos Russos indicam o Kefir para os seus pacientes.

Segundo a natureza do leite empregado, obtém-se o kéfir magro, semi-gordo e gordo sendo preferível o primeiro sempre que se pretende usar este produto para fins medicinais. Na Espanha, tal como noutros países europeus onde se faz a fabricação, utiliza-se como matéria-prima exclusivamente o leite de vaca.

O Kéfir tem origem remota. Os tártaros pretendem ter recebido o fermento que transmitem de geração em geração e a que chamavam milho do profeta de Maomé que, por sua vez e segundo a tradição, o recebeu de Alá. Foram os médicos russos, estabelecidos na região do Cáucaso, que se aperceberam das qualidades dietéticas e terapêuticas desta bebida, tendo começado e empregá-la no tratamento de diversas doenças do aparelho digestivo e alargado o seu uso pelos países limítrofes. Para obter esta bebida espumosa os tártaros semeavam os grãos de kefir no leite de cabra, embora também se utilizassem o de vaca e o de ovelha, colocado em bolsas de pele que logo atavam e transportavam em cima dos camelos, guardando zelosamente o segredo por acreditarem que se fosse conhecido dos infiéis o produto perderia a eficácia mesmo para os crentes. A fermentação ácido-alcoólica é provocada pela incorporação dos chamados grãos de kefir, que são simplesmente aglomerações de microrganismos.

Origina-se assim uma fermentação com grande produção de anidrido carbônico e de ácidos acético e láctico o que resulta num leite espumoso e ácido. Quando secos, os grãos de kefir conservam-se muito tempo, mas em contacto com a água, readquirem o aspecto de grãos úmidos e retomam a atividade depois de uma série de operações que se destinam à regeneração do fermento e que consistem,resumidamente, em sucessivas sementeiras efetuadas em leite fervido e mantido à temperatura constante de 20° C. Por vezes o kefir autêntico é adoçado com açúcar de beterraba, de cana ou de uva.

Admite-se, portanto, que o kefir possa constituir um produto com grande valor dietético e terapêutico nas afecções gastro-intestinais, por ser de assimilação fácil e pela ação inibitória exercida sobre os germes patogênicos pela flora microbiana que incorpora nos intestinos. Se a ingestão do kefir for acompanhada pela de um alimento açucarado, a ação mencionada é favorecida pela produção de ácido láctico no intestino delgado.

PREPARAÇÃO DO KEFIR

Descreveremos abaixo como se faz as operações para se preprar um bom leite fermentado pelas bactérias dos grãos de kefir.

1º-Use meio litro de leite In Natura, depois de fervido, á temperatura ambiente; leite tipo A e tipo B também são recomendados. Leite longa vida só de boa qualidade.
2º- Use vasilhame de vidro, se possível de boca larga, nunca use
vasilhame ou utensílios de ferro ou inox.
3º- Colocar os grãos , no vasilhame em meio litro de leite (dependerá de quanto se quer fazer)á temperatura ambiente.
4º- Tampe com um pano.
5º- Entre 24 horas ( coalhada mais cremosa) e 30 horas( coalhada mais firme) formará uma coalhada. Já pode começar a tomar esta coalhada.
6º- Coe em uma peneira de plástico os grãos.
7º- Recoloque os grãos, sem lavar, em meio litro de leite novamente.
8º- Faça assim e irá formar um gel macio e cremoso, não é necessário deixar formar um gel muito duro, a não ser que queira tomar o kefir muito fermentado.
9º- Esta operação irá continuando a fermentar e formar uma coalhada parecida com iogurte.
10º- Coloque frutas e açúcar a gosto, leve á geladeira e pode tomar quando gelado.
11º- Continue fazendo o kefir, mas usando os grãos agora um litro de leite.

DICAS

1º- Se desejar coloque leite, depois de pronto, para suavizar o sabor.
2º- Pode ser usado em saladas de frutas, saladas de verduras e também maioneses, tomar puro ou com frutas.
3º- Quando não estiver mais usando os Grãos de kefir, lave-os e
coloque-os no congelador, assim ele durará por algum tempo.
4º- Não é recomendado usar leite longa vida, pois tem conservantes e
estabilizadores e pode prejudicar a coalhada e os grãos, a não ser que use um de boa qualidade.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS

ALBUQUERQUE, L CARVALHAES, Queijo - Um dos alimentos dos Deuses - Vol. II

FAGUNDES, R.L.M. COSTA, Y.R. da. Uso dos alimentos funcionais na alimentação. Revista Higiene Alimentar, vol. 17, nº. 108, maio de 2002.

NICOLI, J.R. VIEIRA,L.Q. Probioticos, prebioticos e simbioticos.
Moduladores do ecossistema digestivo. Revista Ciência Hoje, vol. 28 nº. 163, agosto de 2000.

FRAZIER,W.C., WESTHOFF, D.C. Microbiologia de los alimentos. 4º edición. Editorial Acribia S.A 1993.681 p.

JY,J.M. Modern food microbiology. 5th edition. New York: Champman Hall Editorial, 1996.661p.

Médicos veterinários: mestrados em medicina veterinária na área de tecnologia e inspeção de alimentos de origem animal na escola de veterinária da UFMG: Dr. J. Forteza Alemany (Veterinário) e Dr. Joaquim Peleteiro (Médico).

Fonte: Site Ciência do Leite


[ ... ]