domingo, 24 de outubro de 2010

O QUE SÃO SUCOS FUNCIONAIS

(Do livro: “A Revolução da Saúde: Sucos Naturais”, de Mahalia Goskowiski)
 


 

Com poderes específicos, estes sucos agem como refrescantes, além de esbanjarem efeitos saudáveis para o corpo inteiro. Eles refrescam, relaxam, hidratam e nutrem. Os sucos são uma ótima alternativa para você ingerir frutas, fortalecer seu sistema imunológico, ter energia para começar bem um exercício, ou simplesmente relaxar depois do exercício.

São milhares de combinações possíveis. Dezenas de ingredientes, entre frutas e complementos. Gostos e propriedades tão diferentes como o azedo e o doce, o energético e o relaxante. Quando se trata de sucos e vitaminas, a imaginação é o limite e os benefícios para o seu corpo e para o seu exercício são garantidos.

Todos os sucos de frutas fornecem carboidrato, combustível fundamental para a prática esportiva. A vantagem do suco é que, por ser líquido, provoca uma absorção mais rápida de glicose por parte do nosso organismo. Não há nada mais refrescante e nutritivo do que incluir o suco, logo cedo, no café da manhã ou nos lanches, entre as refeições. A novidade é que eles estão sendo enriquecidos com substâncias que dão energia, força muscular, emagrecem e até ajudam no combate à celulite.

Entre os ingredientes famosos destacam-se a linhaça e o gérmen de trigo. A linhaça é rica em ômega 3, um antioxidante e anti-inflamatório, que ajuda a regular o intestino. Enquanto o gérmen de trigo, além de auxiliar no trato intestinal e ser rico em vitamina. E, tem outra propriedade: "aumenta os níveis de serotonina, substância do cérebro que dá sensação de bem-estar e facilita o sono. A maçã, o abacaxi e o gengibre ajudam a combater a celulite, porque desintoxicam e fazem uma limpeza na rede linfática. O abacaxi e o gengibre são anti-inflamatórios naturais.

Cada ingrediente colabora na destruição dos nódulos de gordura, acumulados sob a pele. Sem contar que o gengibre também tem funções diuréticas. Já as fibras da maçã melhoram o funcionamento do intestino. Incluindo esses ingredientes, e acrescentando o gérmen de trigo e a linhaça no cardápio diário, você estimula a diminuição da celulite".

Mais do que um suco exótico para despertar o paladar, a mistura de frutas e outros vegetais pode ser um bálsamo para o organismo e ter efeito terapêutico e curativo. Confira os reais benefícios dessas combinações e aprenda a preparar as receitas criadas exclusivamente para você.

A intuição dos antigos deixou o suco de limão com mel famoso como remédio contra gripes e resfriados. As receitas ainda funcionam, mas as combinações de ingredientes e o conceito de bebida nutritiva tomaram proporções enormes. Nos laboratórios, a tecnologia na área de nutrição permite revelar segredos (e poderes) da natureza e aumentar a lista de frutas, legumes e folhas ricos em componentes essenciais ao bom funcionamento do organismo e à prevenção de doenças. Na cozinha de casa, basta dar asas à imaginação — e elaborar misturas diferentes sem medo, e até com o aval científico.

Uma pesquisa realizada com idosos durante 10 anos e publicada no The American Journal of Medicine em 2006, por exemplo, mostrou que o hábito de ingerir bebidas que misturam frutas e verduras em pelo menos 3 dias da semana reduz em 76% o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer. O segredo estaria nos polifenóis, antioxidantes encontrados nas folhas, cascas e sementes dos vegetais. Mas não é só. A alquimia de cores, texturas e sabores também é um caminho fácil para garantir a quantidade ideal de consumo de fibras, vitaminas e minerais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão diária dessas fontes deve ser de, no mínimo, 400 gramas (o equivalente a um prato de sobremesa, cheio de opções variadas desses alimentos).

Na prática, esses sucos, somados às saladas e legumes das refeições principais, garantem a cota recomendada para que o organismo fique protegido contra inúmeros males, como: anemia, fadiga, alterações de humor, cáries e até depressão, passando por perda de concentração e memória, diabetes, osteoporose, hipertensão, síndrome metabólica e câncer. Se você sempre foi fã de sucos naturais e está mais do que convencida de seus benefícios, o desafio agora é aprender a extrair o melhor dessas delícias. Confira algumas dicas preciosas e faça, diariamente, um brinde à sua saúde e ao seu bem-estar.

Aproveite o melhor da natureza !

Só utilize ingredientes frescos.

Frutas e verduras são muito sensíveis. Da colheita até chegar à nossa geladeira, esses alimentos perdem diversos nutrientes. Portanto, usar a polpa congelada de uma fruta que sofreu com o corte das cascas, a retirada das sementes, a temperatura baixa ou alta demais, e do processo de embalagem, já é sinônimo de redução no teor nutritivo da bebida. Abuse do visual colorido. Essa preocupação não é puramente estética. A cor representa um tipo de efeito no organismo. Por exemplo, o licopeno, que garante o vermelho do tomate e da melancia, impede o desgaste das células e previne alguns tipos de câncer. Já o betacaroteno, responsável pelo tom alaranjado das cenouras e abóboras, preserva os tecidos cutâneos e afasta o envelhecimento precoce. As folhas verde-escuras indicam que a fonte é rica em ácido fólico, substância essencial ao bom desenvolvimento neurológico. Evite a monotonia de sabores.

O suco que você adora pode ser maravilhoso, mas ainda assim não deve fazer parte do seu cardápio todos os dias. A repetição enjoa e desestimula o hábito de consumir essas bebidas enriquecidas. Sendo assim, manter esse costume é tão importante quanto a escolha dos componentes, por isso é preciso variar.

Opte pelos conservantes naturais. Algumas frutas, especialmente banana e maçã, podem reagir com o próprio oxigênio e ficarem escurecidas depois de cortadas. Para evitar essa oxidação, a dica é combinar com alguma fruta cítrica — pode ser limão ou laranja. Faça um suco, não um refresco. Procure extrair ao máximo o sumo das frutas e escolher opções suculentas — acrescentar muita água pode dispersar os nutrientes. “A recomendação é usar a centrífuga, que é eficiente nessa função e não precisa de água para funcionar, o que pode não acontecer com o liquidificador, dependendo dos itens escolhidos.

Escolher cada vegetal cuidadosamente e seguir todas as recomendações na hora de preparar o suco não basta. Para que a bebida realmente possa agir no seu organismo, saiba como e quando consumi-la:

• Depois de batido, evite coar para preservar o máximo de fibras. Mas, atenção: portadores de uma doença que causa inflamação na região do intestino (a diverticulite) não devem optar por receitas que utilizem as sementes das frutas. Isso pode agravar o quadro.

• Beba imediatamente após o preparo. Caso contrário, o contato com o ar ou com a temperatura fria na geladeira favorecerá a perda de propriedades com o passar do tempo.

• Experimente antes de adoçar. Muitos sucos dispensam o uso de açúcar e adoçantes.

• Para garantir a distribuição equilibrada de nutrientes ao longo do seu dia, o ideal é que eles sejam ingeridos no café da manhã ou entre as principais refeições.


[ ... ]

domingo, 17 de outubro de 2010

KEFIR NO JORNAL DA BAND

Não deixe de assistir o vídeo:

Kefir alimento milenar, natural e gratuito.
Em março de 2009, reportagem sobre o kefir na água(microbacilo) e no leite (lactobacilo). Entrevista com Daniela, Renata, e uma consultora de alimentos/nutrição.

[ ... ]

domingo, 3 de outubro de 2010

AZEITE DE OLIVA

A Bíblia tem muitas referências aos usos religiosos da oliveira e do óleo de oliva. No Livro do Gênesis, uma pomba, que foi enviada por Noé e retornou com um ramo de Oliveira indicando a proximidade de terra, se transformou num símbolo da paz. Seu reconhecimento por Noé sugere que a oliveira já era uma árvore bem conhecida na época do Dilúvio.

O maior significado religioso do óleo de oliva está documentado no Livro do Êxodo, onde o Senhor diz a Moisés como fazer uma unção com óleo de oliva. Durante a consagração, o óleo de Oliveira é derramado nas mãos de reis e de sacerdotes católicos.

O óleo de oliva foi por muito tempo, e continua sendo até os dias atuais, um símbolo de excelência, pureza e simplicidade. A colheita e o transporte dos frutos para mesa foi bastante modernizado, mas a elegância e simplicidade continuaram os mesmos.

Milhares de anos atrás, elas eram espremidas com as mãos, em movimentos circulares no fundo de um recipiente de pedra. Atualmente utiliza-se o mesmo processo, com partes mecânicas de aço inoxidável, e depois o óleo é separado da pasta por centrifugação. Este método produz óleo de oliva conhecido como “azeite extra virgem”. Não se aplica calor ou produtos químicos. 5 quilos de azeitonas produzem cerca de 1 litro de óleo de oliva. Utilizando-se esse método, o óleo produzido mantém a cor, o sabor e principalmente os valores nutricionais.

Pesquisando recentemente hábitos comuns aos mediterrâneos, verificou-se que uma parte considerável deles tinha o hábito de ingerir uma colher de sopa de azeite extra virgem em jejum, todos os dias. Dentre eles, os espanhóis tinham nessa prática, um hábito quase religioso. E, em consequência, a menor incidência de doenças, inclusive o câncer.

ALIMENTO FUNCIONAL


 
O azeite de oliva talvez seja o mais antigo produto que atende naturalmente aos requisitos dos funcionais, revelando-se hoje, à luz da ciência, um ingrediente bastante saudável e indispensável em dietas que contribuem para evitar as doenças mais comuns do mundo moderno.

Como se sabe, a gordura tem três tipos de ácidos graxos: saturado, monoinsaturado e poli-insaturado, e é a proporção entre eles que determina a qualidade da gordura total ingerida. A banha de porco, por exemplo, tem mais gordura saturada, que não é nada saudável. Os óleos vegetais, como os de soja, milho e canola têm mais ácidos graxos poli-insaturados. O azeite de oliva é o principal representante dos monoinsaturados, com 83% de ácido graxo oleico, que além de ser o responsável pelo aroma e pela acidez do azeite, ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis de HDL (bom colesterol). O azeite controla o colesterol sérico, já que au-menta a taxa de secreção biliar, estimulando a digestão e a absorção das gorduras e das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K). Quanto mais bílis é secretada, maior é a diminuição do colesterol sérico.


Estudos comparativos realizados em povos mediterrâneos, que utilizam fartamente o azeite de oliva em suas dietas, revelaram um índice claramente menor de mortalidade por infarto do miocárdio em relação à população do norte da Europa e América do Norte. Comprovou-se que essa proteção não está ligada à diversidade genética, já que italianos e gregos que emigraram para a América do Norte, e se adaptaram aos novos hábitos alimentares, acabaram por perder essa proteção e ficaram expostos às doenças cardiovasculares na mesma proporção que os americanos.

COSMÉTICO PARA MULHERES
Para as mulheres preocupadas com a aparência, o produto apresenta uma vantagem a mais, pois é considerado um dos elementos que retardam o envelhecimento, contribuindo inclusive, com maior proteção à pele. Alguns povos mediterrâneos utilizam o produto em cosméticos, como ingrediente da formulação de cremes para a pele. O professor Bruno Berra, da cadeira de Bioquímica e Biologia Molecular, da Universidade de Milão, pesquisou os efeitos do azeite no retardo do processo de envelhecimento e concluiu que a pele absorve os antioxidantes presentes no produto, protegendo suas camadas mais profundas contra oxidação e neutralizando os radicais livres.

Os vestígios mais antigos das oliveiras são encontrados em restos fossilizados na Itália e no Norte da África; pinturas em rocha nas montanhas do Saara Central, com origem entre quinto e segundo milênio a.C; em relevos e relíquias da época minóica em Creta (3.500 a.C); além das granalhas trançadas de oliveira vestidas por múmias da XX Dinastia do Egito.

Fonte: Livro “A Dieta de Jesus” de Heloisa Bernardes.

[ ... ]