segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ALIMENTOS COM EFEITOS CURATIVOS E MEDICINAIS


Apresentamos abaixo uma lista de alimentos considerados funcionais.

Todos os produtos citados são facilmente encontrados em casas de produtos naturais e supermercados.

ALIMENTOS INTEGRAIS: São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. A retirada desta película, através do processo de beneficiamento, leva a considerável empobrecimento do produto com relação aos vários nutrientes, restando praticamente só o amido (carboidrato). Para que tais amidos possam ser absorvidos, torna-se necessária a presença de vitaminas e minerais. Se estas vitaminas não são fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos beneficiados) o próprio organismo terá que fornecê-las, retirando de seus estoques, e isso em algum tempo leva ao empobrecimento vitamínico e desequilíbrio do funcionamento do corpo (cansaço físico, cansaço mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros, artrite...). Por isso, prefira alimentos integrais (açúcar mascavo, grãos integrais, pães integrais) pois estes fornecem todos os nutrientes necessários à manutenção do nosso corpo.

AÇÚCAR MASCAVO: É o açúcar de cana integral, que não passa pelos processos de refino e industrialização. Tem uma coloração marrom e sabor como de rapadura moída. Rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.

AÇÚCAR DEMERARA: é obtido a partir da cana-de-açúcar, através de um processo especial, que não utiliza aditivos químicos para o branqueamento e a clarificação. Possui coloração mais escura e é levemente mais úmido do que o açúcar branco, já que preserva uma película de "mel" em volta dos cristais de sacarose. Tem fácil diluição e não altera o sabor das preparações.

DAMASCO SECO: Excelente fonte de ferro para a formação de glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Abundante em silício, cálcio, fósforo e potássio, além de provitamina A e vitamina B12 Muito utilizado por quem cultiva o Kefir de água para fermentar junto enriquecendo ainda mais as propriedades do coado e aumentando o sabor.

EXTRATO DE SOJA (leite de soja): é obtido a partir de grãos selecionados, submetidos a tratamento térmico, descascamento, pré-moagem e micronização. Contém aminoácidos essenciais, além de ser fonte de cálcio, rico em fibras e proteínas. Contém naturalmente isoflavonas e os ácidos graxos poliinsaturados. Utilizado por quem cultiva o Kefir de leite e tem altíssima intolerância a lactose, passa a substituir o leite de vaca por este de soja. É uma ótima opção para substituir o leite de origem animal, pois não contém lactose nem as proteínas do leite.Utilização: para substituir o leite de origem animal, no preparo de molhos, cremes, patês, maionese, Kefir, vitaminas, sopas, mingaus, bolos, etc.

GELÉIA REAL: É um super alimento produzido pelas abelhas rainhas. Muito utilizado por cultivadores de Kefir de água e de leite que possuem problemas reumáticos e turbeculose, principalmente. É um maravilhoso conjunto de vitaminas e relativamente barato. Indicado para o rejuvenescimento da pele, auxiliar em convalescença, principalmente na tuberculose; alívio da asma; dores reumáticas; obtenção de sono tranqüilo, revigoramento geral, regularização das funções cardíacas, hepáticas, renais e intestinais; melhora o apetite, desenvolvimento de crianças; eliminação de depressão e esgotamento nervoso; alívio para mulheres na menopausa; tosse, resfriados e bronquites.

GRANOLA: Composto de aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc. Altíssimo valor nutritivo. Utilizado puro, no leite, e misturado com o Kefir de leite.

LINHAÇA: é um alimento originado a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. Em forma de grãos e farinha. Tem sido cultivada há 4.000 anos nos países mediterrâneos. Possui ótimo valor nutritivo. Apresenta ácido graxo essencial w-3 responsável pelo controle dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue, pela redução das inflamações e a promoção da renovação celular. Por conter grande quantidade de fibras, contribui para o bom funcionamento intestinal. Também contém fitoesteróis, que contribuem para a reposição hormonal. Muito consumida com o Kefir de leite na proporção de uma colher de sopa para 200ml da farinha de linhaça não só para mulheres acima de 35 anos ajudando na reposição hormonal mas o omega3 ajuda a manter a pele viçosa e os cabelos brilhantes.

MEL: O mel é uma substância açucarada, constituído de frutose e glicose, produzida pelas abelhas a partir do néctar que coletam das flores. É um alimento de fácil digestão, sendo assimilado diretamente, constituindo uma fonte imediata de energia. Importante alimento para desintoxicar o organismo e beneficiar a flora intestinal. Por ser carboidrato simples não deve ser consumido por diabéticos. Estudos sugerem que crianças com menos de um ano devem evitar o consumo de mel, pois este pode conter esporos de Clostridium botullinum e transmitir o botulismo.

PRINCIPAIS FLORADAS DE MEL
Mel de eucalipto: Mel com sabor mais forte, mais escuro do que os outros tipos graças a alta concentração de ferro, magnésio, cálcio e enxofre. É indicado para tosses, resfriados, sinusite, irritação da garganta e bronquite (infecções das vias respiratórias em geral). Limpa o catarro e desinfeta os brônquios. Ótimo vermífugo.
Mel silvestre (flor do campo): Mel de sabor suave, funciona como um ótimo adoçante para bebidas em geral. Tem propriedades calmantes, relaxantes, desintoxicantes e fortificantes. É rico em minerais.
Mel de laranjeira (flor da laranjeira): Seu sabor é dos mais agradáveis, sua cor é mais clara do que a dos outros tipos de florada. Muito bem indicado por médicos pelas suas propriedades que regulam o intestino. Excelente para insônia, nervosismo e palpitações (propriedades espasmódicas).
Mel de assa-peixe: Calmante e relaxante. A cristalização do mel é normal e indica sua pureza. Para voltar à forma líquida, coloque-o em banho-maria, por aproximadamente 30 minutos.

PÓLEN: Excelente suplemento vitamínico. Tem ação comprovada em casos de esgotamento físico, recuperação de doenças em geral e depressão, diminui o nervosismo, insônia, melhora a impotência sexual, estimula a fertilidade, melhora o apetite, auxilia no crescimento infantil, alivia os sintomas da menopausa, fortalece unhas e cabelos. As mais recomendadas clínicas de geriatria e recuperação humanas empregam doses equilibradas de pólen nos seus tratamentos. Indicado para pessoas acima de 40 anos pelos benefícios aos mesmos, também indicado a quem tem problemas de depressão e transtorno bipolar. Coloca-se 1 colher de café no coado do Kefir de água, pela manhã. Tomar 1x ao dia.

VINAGRE DE MAÇÃ: Deve ser usado mais como um medicamento do que como um tempero. Tem efeitos notáveis contra a obesidade, reumatismo, dores musculares (ajuda a eliminar o excesso de ácido lático e ácido úrico nos músculos), cãibras, doenças de pele, todas as doenças dos dentes e gengivas, queda dos cabelos, caspa, seborréia, varizes e queimaduras (uso externo). Misturar uma colher de sopa em um copo Kefir de água (200ml), três a quatro vezes ao dia. Para as varizes e afecções do coro cabeludo, além do uso interno por várias semanas, aplicar também externamente produzindo uma massagem por fricção moderada e deixando o produto secar naturalmente em contato com o corpo. Só lavar após duas horas no mínimo.

DOLOMITA: Pesquisas realizadas no Instituto Weismann, de Israel, com um calcário dolomítico brasileiro comprovaram a presença de calcitriol, hormônio que fixa o cálcio nos ossos e atua em mais de 30 tecidos, produzindo aumento de trabéculas de medula vermelha e de massa óssea nos, aumento da calcificação da matriz inorgânica, da flexibilidade e maleabilidade da matriz orgânica; redução dos sintomas e dor na osteoporose. Para deficiências do cálcio pode misturar 3g do pó dolomita ao dia, no Kefir de leite ou de água.

ESTUDANDO O KEFIR DE ÁGUA - Também conhecido como: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lótus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), o Kefir possui uma consistência cremosa espessa uniforme, um leve gosto ácido que refresca e um aroma moderado de levedura fresca. Também tem uma efervescência natural de gosto “carbonatado”. Há cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para seu sabor inigualável e odor agradável e único. O Kefir pode conter entre 0,08 a 2% de álcool. Para o Kefir com 24h de fermentação os valores ficam entre 0,08 a 0,5%.

ESTUDANDO O KEFIR DE LEITE - é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves. Digestivo, NÃO produz intolerância ou efeitos colaterais.

Especialista em fermentados e probióticos, Célia Ferreira classifica o Kefir como alimento funcional. Funcional é qualquer alimento ou parte dele que proporcione benefícios à saúde, incluindo a prevenção e tratamento de doenças, além de satisfazer os requisitos nutricionais tradicionais. De acordo com a pesquisadora, o Kefir é rico em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam da composição de enzimas transformando os alimentos em hidratos de carbono, gorduras e proteínas. "Ele não é só um probiótico, os alimentos desse tipo produzem bactérias com ação na flora intestinal humana, como os lactobacilos do Yakult, o quefir (Kefir) produz vitaminas que auxiliam no processo digestivo", acrescenta Célia Ferreira.


Dicas da Terapia Ortomolecular

DIFICULDADE DE PERDER PESO
O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina A.
Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão, Kefir - além de suplementos específicos.

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O que está faltando: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
Onde obter: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, kefir, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

COMPULSÃO A DOCES
O que está faltando: cromo. Cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos. B2 riboflavina.
Onde obter: levedura de cerveja, Kefir de leite, Kefir de chá de Alfarroba.

CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O que está faltando: potássio e magnésio.
Onde obter: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja, suco. verde + Kefir e suplementos.

DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O que está faltando: lactobacilos vivos.
Onde obter: coalhada, iogurte, missô, yakult, chucrute, kefir e similares.

MEMÓRIA RUIM
O que está faltando: acetil colina, inositol.
Onde obter: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

HIPOTIREOIDISMO
(PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE) O que está faltando: iodo.
Onde obter: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O que está faltando: colágeno.
Onde obter: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O que está faltando: vitaminas A, C, e E e ferro.
Onde obter: verduras, frutas, carnes magras e suplementos e Kefir.

COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O que está faltando: Ômega 3 e 6.
Onde obter: sardinha, salmão, abacate, azeitona, gergelim, Kefir, linhaça e azeite de oliva.

(Recebi da Comunidade do Orkut Amigos do Kefir)

1 comentários:

Anônimo disse...

obrigada

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra