domingo, 21 de junho de 2009

A NOVA ALIMENTAÇÃO

O Novo Milênio trás consigo toda uma percepção da necessidade de mudar hábitos e comportamentos que estamos cansados de saber não nos são favoráveis ou positivos.
Os primeiros anos do milênio contêm todo um apelo por disciplina, estruturação, determinação e controles. É o chamado pela maturidade. Contém a energia da coragem de encarar as propostas de novas estruturas saudáveis.

Assim, nesses primeiros anos serão construídas as bases saudáveis para todo este milênio que recém inicia-se. É chegada a hora de aplicarmos na prática, toda a sabedoria que tem estado disponível para todos desde os últimos 20-30 anos.
Por Alimentação no 3º Milênio vamos entender uma forma visionária de nutrir conscientemente nosso corpo, mente e alma. Reconstruir o que pensamos e somos, através de uma abordagem holística de alimentação.
Neste início de século, após muita informação, serão valorizados os alimentos pelo seu potencial nutricional e não pela quantidade ou variedade.
Pela primeira vez serão reconhecidos, valorizados e conscientemente praticados "Os Cinco Alimentos", que são:

A Nutrição - Alimentar-se é um prazer. Mas que tal juntar o prazer com a qualidade? Neste novo milênio iremos atrás de propostas de alimentação saudável como a Desintoxicante a Vegetariana. Chega de sabotagens, nosso ser necessita de um corpo físico saudável para realizar conquistas de paz, equilíbrio e serenidade.

A Hidratação - 100% responsável pelo transporte dos nutrientes a todas as nossas células, e pela excreção de todos os dejetos e toxinas do corpo humano. Um corpo desidratado não terá lucidez nem resposta metabólica adequada. Será um corpo mal nutrido e intoxicado. Quando sentimos sede já estamos desidratados. A proposta é desenvolver o hábito de ingerir líquidos antes de sentir sede.

A Respiração - Primordial para nossa existência física, é o principal alimento de manutenção e conquista do equilíbrio emocional. Quando estressados, ansiosos ou pré ocupados respiramos muito mal, tal o medo de encararmos os desafios da vida. Quando deprimidos ou melancólicos expiramos menos do que deveríamos, ocasionando um sangue ácido. Pessoas em paz e calmas respiram com qualidade e vivem com mais lucidez. Precisamos aprender a reeducar nossa respiração.

A Atividade Física - Expande pulmões. Acelera eliminação de toxinas e gordura corporal. Melhora o humor e a disposição. Aumenta e acelera a reposição das mitocôndrias, organelas responsáveis pela nossa geração de energia e vitalidade. Envelhecemos porque somos sedentários.

A Meditação / Relaxamento - Dizem que Orar é falar com Deus, mas Meditar é ouvir Deus, é ouvir nosso Eu interno, nosso Eu Superior. Para expandirmos e crescermos é fundamental o auto conhecimento, saber o que querer, o que pedir e principalmente não ser um prisioneiro dos condicionamentos sociais. A meditação é uma qualidade do estar presente. Chega de estar ruminando o passado, e se pré ocupar com o futuro. Somente esta presença irá determinar o seu futuro. Meditar nos coloca diretamente em sintonia com o pulsar da Terra.

Usando a técnica da Radiestesia, Conceição Trucom fez um levantamento do como está a média da população brasileira em aspectos ligados à sua qualidade de vida, e quais são as perspectivas de transformação e crescimento até o final da década, 2010.
Embora os resultados estejam apresentados na forma de números (numa escala de 0 a 100), o importante é analisá-los como uma informação de cunho totalmente consciencial.
Na jornada para o crescimento, nós ocidentais, necessitamos saber em que ponto estamos, para dimensionar o caminho que temos até a chegada.
Assim, os valores médios atuais expostos na tabela abaixo são uma referência de ponto inicial, e o 100 deverá ser considerado como a meta planetária. Os valores intermediários são as etapas no caminho da transformação.


Embora as avaliações médias da qualidade de vida dos brasileiros sejam baixas, são superiores às médias do planeta. Na verdade o Brasil e nós brasileiros somos um povo privilegiado. Vejo com satisfação que as perspectivas são bastante interessantes, otimistas. Se acreditarmos em nossos valores estaremos acelerando nossa chegada a uma vida mais inteira e próspera em todos os sentidos existenciais.
Todos os aspectos avaliados são determinantes para o salto quântico da humanidade. Cada ser é responsável por suas escolhas. É chegado o momento de todos assumirem responsabilidade individual perante as decisões e pensamentos.
Os valores de qualidade de vida atuais sem dúvida são baixos, mas representam a média de todo o território brasileiro, com seus inúmeros contrastes. Sem dúvida já existem muitos de nós que já conquistaram resultados significativos em sua evolução espiritual.
Cabe a esses continuarem sua jornada corajosa de acreditar em algo maior e serem focos de atração de todos os que precisam de ajuda e referência.
O grande avanço será a sintonia de muitos na busca desta nova qualidade de vida. Isto é consciência planetária. Cada um faz a sua parte, e ajuda a todos no despertar.
Muito se fala que "somos o que comemos". Porém, antes de sermos o que comemos, somos o que pensamos. Mas, ao iniciamos uma forma diferenciada de alimentar-nos, pensamentos e atitudes serão imediatamente alterados.
Percebe-se claramente que, neste início de século, já está havendo uma redução gradual no consumo dos alimentos convencionais (carboidratos, proteínas e gorduras), substituindo quantidade por qualidade nutricional e de transmutação energética.
Significa que, deveremos acessar formas de alimentação mais sábias, e, reconectarmos com a linguagem do nosso organismo através de recursos como a radiestesia/radiônica, florais e outros.
Cada ser é único. Idade, cor, cultura, profissão, emprego, dinâmica de vida, objetivos, estágio evolutivo. Portanto cada organismo contém necessidades e aproveitamento energético distintos.
Iniciada esta reconexão, irão gradualmente emergir qualidades naturais como a intuição e outras, quando então, o diálogo com nosso corpo será mágico e automático.
Em paralelo, deverá ocorrer um aumento rápido no consumo dos outros 4 tipos de alimentos (Os 5 alimentos), justo os que irão permanecer até o fim do milênio.
Eles contêm a propriedade concentrada de potencializar a sutilização dos corpos, o aumento radical da energia vital, da freqüência vibratória da aura, do equilíbrio emocional e da expansão da consciência.

Comer é realmente um prazer, mas devemos observar se este prazer é somente enquanto sentimos o gosto do alimento ou se este continua durante e após a digestão. Nesse ponto, encontramos a diferença entre comer e alimentar-se, pois quando feito de forma correta temos como conseqüência a saúde. Simplesmente engolir a comida gostosa não basta. Precisamos dar ao organismo os elementos necessários para mantê-lo vivo com qualidade e propriedade.
Existem muitas correntes alimentares que vão desde moderadas até radicais, algumas chegando mesmo às raias da insanidade. O trabalho da Alimentação do 3º Milênio tem a proposta de não defender bandeiras, mas de integrar informações idôneas propondo uma nutrição mais biológica, inteligente e saborosa, com o aumento da capacidade de acelerar o processo de expansão da consciência e da evolução pessoal.
Consciência é um conceito normalmente relacionado com a evolução espiritual. Quando aplicada na alimentação, seu compromisso é melhorar a qualidade de vida, a saúde, prolongar a juventude e maximizar a vitalidade do corpo e da mente, tanto para o trabalho, como para os estudos, os esportes e todos os aspectos da vida plena e integrada.
Não se trata de uma dieta, apesar de ajudar na conquista da harmonia corporal, mas de conhecer e saber como fazer uso dos 5 alimentos que fazem o corpo físico viver em super saúde. Trata-se da conscientização das diretrizes básicas, tanto científicas como evolutivas, para a construção de uma nova proposta de vida.
Vivenciar a Alimentação de forma Consciente é uma demonstração de como o fator nutrição pode proporcionar encorajadores resultados na meditação e autoconhecimento, além da conquista de maior lucidez, criatividade, capacidade de concentração e produtividade.
Alimentação é assunto de extrema importância e apresenta largo espectro de resultados que vão desde a boa forma física, até a potencialização da inteligência e da evolução interior.

Fonte:
Livro: Alimentação Desintoxicante de Conceição Trucom
Como será a Alimentação no 3º Milênio? De Conceição Trucom
Proposta de vida: Viver por viver ou evoluir? De Conceição Trucom

0 comentários:

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra